"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

terça-feira, 15 de abril de 2014

Gabarito /Avaliação Interdisciplinar




EE Prof. Gerson Carlos Avaliação Interdisciplinar            II Ciclo 2ª Fase - 5° Ano Aluno(a)_____________________
Instruções: 1- Marque apenas ma resposta por questão   2- Assinale as suas respostas com caneta azul ou preta

 

Alternativas
1
A
B
C
2
A
B
C
3
A
B
C
4
A
B
C
5
A
B
C
6
A
B
C
7
A
B
C
8
A
B
C
9
A
B
C
10
A
B
C
11
A
B
C
12
A
B
C
13
A
B
C
14
A
B
C
15
A
B
C
16
A
B
C
17
A
B
C
18
A
B
C
19
A
B
C
20
A
B
C
Alternativas
21
A
B
C
22
A
B
C
23
A
B
C
24
A
B
C
25
A
B
C
26
A
B
C
27
A
B
C
28
A
B
C
29
A
B
C
30
A
B
C
31
A
B
C
32
A
B
C
33
A
B
C
34
A
B
C
35
A
B
C
36
A
B
C
37
A
B
C
38
A
B
C
39
A
B
C
40
A
B
C


  


Avaliação Interdisciplinar

Bom Jesus do Araguaia,............de............................................de........................
Aluno(a)...............................................................................Ano.......................
Objetivos: Testar os alunos(as) quanto à leitura, a compreensão dos enunciados das questões e a rapidez de raciocínio lógico.
I – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
1) As partes da maioria das plantas são:
a) Folha, caule, fruto, flores e sementes
b) Flor e raiz
c) Pétala e raiz
2) O conjunto de animais de determinada região é chamado de:
a) Furna
b) Flauta
c) Fauna
3) Qual é o sentido que nos faz perceber frio ou calor?
a) Olfato
b) Tato
c) Audição
4) Quais foram os primeiros habitantes do Brasil?
a) Os espanhóis
b) Os franceses
c) Os índios
5) O movimento da água do mar, essencial para prática do surf, é chamado de:
a) Corrente
b) Onda
c) Maré
6) Qual desses objetos NÃO é cortante?a) Flanela
b) Tesoura
c) Faca
7) Qual destes meios de transporte tem capacidade para transportar o maior número de passageiros?a) Moto
b) Helicóptero
c) Ônibus
8) Qual destes profissionais trabalha em um salão de beleza?a) Cozinheira
b) Manicure
c) Mecânico
9) Qual destas aves NÃO voa?a) Gavião
b) Pinguin
c) Andorinha

10) A região mais industrializada do Brasil é:
a) Centro oeste
b) Norte
c) Sudeste
11) São Paulo, Goiás e Amazonas estão situados, respectivamente, nas regiões:a) Norte, Norte e Sul
b) Norte, Centro Oeste e Sul
c) Sudeste,  Centro-Oeste e Norte
12) Não se escreve com X:a) Enxer
b) Mexer
c) Enxugar
13) A região brasileira mais populosa é:
a) Sul
b) Centro Oeste
c) Sudeste
14) Qual o nome da indústria que fabrica tecidos?
a) Automobilística
b) Naval
c) Têxtil
15) É um meio de transporte aéreo:a) Avião
b) Jangada
c) Trem
16) NÃO é um meio de transporte aquático:a) Carro
b) Barco
c) Navio
17) NÃO é exemplo de meio de transporte:
a) Carro
b) Avião
c) Mesa
18) Os meios de transporte aéreos utilizam qual ambiente?a) Rio
b) Terra
c) Ar
19) Qual dos nomes citados NÃO representa um país?a) Mato Grosso
b) Inglaterra
c) França
20) Nas palavras “casarão”, “gatão” e “sabidão”, as terminações indicam:a) Tamanho normal
b) Aumentativo
c) Diminutivo
21) Uma linha de um poema chama-se:
a) estrofe
b) verso
c) poesia
22) Qual a alternativa correta para substituir a palavra “furiosa”?
a) Muito nova
b) Muito brava
c) Muito velha


23) Qual o antônimo(contrário) de “velha”?a) Pequena
b) Nova
c) Anciã
24) O símbolo que está entre parênteses (?) recebe o nome de:a) Ponto final
b) Exclamação
c) Interrogação
25) Se agora fosse 1 horas e 40 minutos, quantos minutos faltaria para 2 horas?
a) 10 minutos
b) 20 minutos
c) 30 minutos
26) Quantos dias têm duas semanas?
a) 7
b) 14
c) 21
27) Uma caixa com 2 dúzias de lápis de cor contêm:a) 18 lápis
b) 24 lápis
c) 48 lápis
28) Um atleta percorreu 1.000 metros e seu rival , a metade, que é:a) 50 metros
b) 500 metros
c) 5000 metros
29) Como se escreve em algarismo romanos o numeral 35?
a) IX
b) CIII
c) XXXV
30) Quem nasce no Mato Grosso é:a) Paulistano
b) Brasiliano
c) Mato-grossense
31) A capital de Mato Grosso é:
a) Campo Grande
b) Goiânia
c) Cuiabá
32) A metade de 24 é igual a:.
a) 12
b) 6
c) 20
33) Uma dessas afirmações está ERRADA.
a) A árvore símbolo do Brasil é o Pau Brasil.
b)  Brasília é a capital do Brasil
c) O Brasil tem 10 estados
34)Ao entrar numa sala, João viu 4 pessoas incluindo ele. Todos estavam calçados. Sem contar com ele quantos sapatos havia na sala?a) 6
b) 4
c) 3

35) O Estado de Mato Grosso localiza-se na região: a) Norte
b) Centro-Oeste
c) Sudeste
36 ) Um metro tem :a) 100 mm
b) 50 cm                                                                           
c) 100 cm
37) Um Km tem :
a) 1000 mm
b) 1000 m
c) 1000 cm
38) O inteiro de uma fração é representado por:a) frações com numerador e denominador diferentes
b) frações com numerador e denominador iguais
c) uma fração inteira não considera nenhuma destas regras
39) Estão escritas corretamente:
a) corasão, criança, dansar
b) coração, criança, dançar
c) corassão, criansa, dançar
40) A primeira capital do Brasil é:
a) Rio de Janeiro
b) Brasília
c) Salvador









































segunda-feira, 14 de abril de 2014

O bom português

Da editoria do Jornal dos Amigos
Cessão, Sessão ou Seção?
Sabemos que a escrita de certas palavras deve ser feita com um cuidado além do normal. Senão o significado não vai dar nenhum sentido à frase construída. Quando escrever CESSÃO, SESSÃO e SEÇÃO?
  • CESSÃO
    Significa ato de ceder.
Exemplo:

Nós apoiamos a cessão do lote para a nova construção do prédio.
Dica: Para guardar como que se escreve essa palavra, lembre-se que ceder começa com "c". O mesmo ocorre com cessão.
  • SESSÃO
    Significa tempo de uma reunião, de um congresso, de uma junta; espetáculo de cinema, teatro, dança.
Exemplos:
A sessão de ontem estava lotada.
 
Teremos uma sessão na próxima semana.
  • SEÇÃO
    Significa departamento.
Exemplo:
Eu trabalho na seção de vendas.
Ah, eu ia me esquecendo. Existe também o termo ces são (escreve-se separado).
Exemplo:
Alguém fala para a turma de colegas depois de total zoação:

Avaliação: Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas

Avaliação de Língua Portuguesa
Objetivos e Conteúdos:Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas(verso,estrofe e rimas)
Aluno (a) =_______________________________________5º Ano            Data____/____/______ ______________
I – Leia e Compreenda:
O Direito das Crianças
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.


Gramática:
II - Circule a alternativa correta:
1) O poema: “O Direito das Crianças” tem:
a) 6 estrofes
b) 10 estrofes
c) 8 estrofes
2) O poema: “O Direito das Crian秧as” tem:
a) 40 versos
b) 35 versos
c) 20 versos
3) O verso: “Direito a livros e a pão” está na:
a) 3ª estrofe, no 4° verso
b) 4ª estrofe, no 4° verso
c) 4ª estrofe, no 3º verso
III - Copie do Poema: “O Direito das Crianças"
a) A 4ª estrofe
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O 2° e 4° versos da 9ª estrofe
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Todas as palavras que rimam na 4ª e 8ª estrofes
_____________________________________________________________________________________
IV – Estão escritas corretamente, as palavras:
a) Segurança, escoregar, presente
b) Seguransa, escorregar, prezente
c) Segurança, escorregar, presente
V - Compreensão do Poema: O Direito das Crianças
1) Em sua opinião, na 3ª estrofe, a autora Ruth Rocha, está chamando a atenção de quem?

2) As palavras que mais nos chamam a atenção no sentido de proteção são:
a) Segurança e não pular
b) Segurança e não ter medos
c) Bola e adivinhação
3) Para a autora, toda criança deve ter direitos de ouvir histórias de quem?
_____________________________________________________________________________________
4) Em qual verso, a autora fala da importância da criança ter documentos pessoais como certidão de nascimento, identidade, CPF?
_____________________________________________________________________________________
5) Copie do texto 4 direitos que você mais curtiu no poema:
_________________________________________________________________________________

Profª: Coraci Machado
Boa prova!
Boa Nota!