"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Avaliação de Matemática: Frações e S.M.B

Gif
 
Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Bom Jesus do Araguaia,............de......................................................de............................
Aluno(a).................................................................................Ano:......................................
Profª:..................................................................................................................................
Avaliação de Matemática: Frações e S.M.B
1- Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, fazendo a leitura das frações.
 (A) clip_image002 ( ) três sextos
(B) clip_image004 ( ) nove décimos
(C) clip_image006 ( ) nove dezoito avos
(D) clip_image008 ( ) cinco oitavos
(E) clip_image010 ( ) sete quatorze avos
(F) clip_image012 ( ) um meio

2- Qual o inteiro das seguintes frações?
a)clip_image014 = c)clip_image016 =
b)clip_image018 d)clip_image020 =
e)clip_image022= f)clip_image024 =


3- Resolva os problemas matemáticos
a) Jorge está limpando seu quintal. Ele dividiu o quintal em 6 partes iguais. No 1ª dia Jorge limpou clip_image026 , no 2ª dia Jorge limpou clip_image028 e no 3ª dia Jorge limpou clip_image030 . Que fração representa a parte que Jorge já limpou? Que fração representa a parte resta para limpar? Faça os cálculos e a ilustração?



b) Mateus vai comprar um brinquedo de R$ 184,00. Mateus Ganhou R$ 58,00 de seu avô e seu Padrinho lhe deu R$ 78,00. E o restante os 2 irmãos de Mateus vão lhe dar. Quanto Mateus ganhou de seu avô e seu Padrinho? Quanto ainda falta para Mateus? Quanto cada um de seus irmãos vão lhe dar? Faça os cálculos:
c) Ana dividiu uma forma de bolo em 12 pedaços. Serviu clip_image032 na mesa azul, clip_image034 na mesa rosa, clip_image036 na mesa branca e clip_image038 na mesa verde. Qual fração representa a quantidade de bolos servidos? Qual fração representa os bolos que sobraram? Faça os cálculos e a ilustração.







d) Na horta de Maria tem 4 canteiros de alfaces. Cada canteiro tem 15 pés de alfaces. Quantos pés de alfaces tem na horta de Maria? Faça os cálculos e a ilustração?

e) Do total de alfaces Maria levou 32 pés para vender na feira. Quantos pés de alface sobraram na horta? Faça os cálculos e a ilustração?

f) Maria vendeu 16 pés de alfaces. Ela vendeu cada pé de alface por 2,00. Qual foi o lucro de Maria? Faça os cálculos e a ilustração:

g) Ricardo tem 1783 reses. Vai vender 526. E o restante vai repartir igualmente em 3 pastos. Quantas reses ficarão em cada pasto? Faça os cálculos:

4- Observe estas retas nas atividades I e II:

Sugestão: divida com seu lápis na reta e numere os valores para facilitar os cálculos.
I – Considere que a reta de 1000m foi dividida em 5 partes iguais e responda:
[clip_image039%255B3%255D.gif]
a) clip_image041 de 1000m =

b) clip_image043 de 1000m=

c) clip_image045 de 1000m=

d) clip_image047 de 1000m=

II – Considere que esta reta de 100cm foi dividida em 4 partes iguais e responda:
 [clip_image039%255B3%255D.gif]
clip_image048

a) clip_image050 de 100cm=

b) clip_image052 de 100cm=

c) clip_image054 de 100cm=

5- Complete observando as medidas de comprimento:
Antonio andou 2000m. Ele andou ........................km
Da chácara de Lucas até a cidade tem 7km. Essa distância em metros é...............................
6- Decomponha esses numerais:
a) 3450=
b) 12308=
c) 456=
d) 1341=
e) 45=
Bom raciocínio lógico
Eu a-do-ro te dar aulas!


Gif






































Avaliação de História do Brasil: Ciclo do Ouro

Bom Jesus do Araguaia - MT, .......de..................... de.............

Aluno(a).............................................……….Ano.................

Professora.............................................................................

Avaliação de História do Brasil: Ciclo do Ouro

I – Compare os mapas do Brasil: figuras 1 e 2 e responda as questões:

Fig. 1

clip_image002

Fig. 2

clip_image003

1- Cite 4 diferenças de divisão territorial do Brasil de 1822 e o Brasil atualmente:

R:

II - Leia o texto: História do Brasil e Mato Grosso

(...) O estado de Mato Grosso e os outros estados brasileiros não existiram sempre. Eles foram criados e mudaram ao longo do tempo. Já foram18 e se chamaram Províncias. Hoje são 26 estados um Distrito Federal.

(...) Bartolomeu Bueno, para impor seu poder aos índios teria ateado fogo em uma vasilha com álcool e ameaçado fazer o mesmo com os rios da região. Por causa disso, os índios deram a ele o apelido de Anhanguera que em tupi–guarani significa ‘diabo velho’. (...) Inicialmente os bandeirantes entravam pelo interior do Brasil em busca de ouro. Porém, mais tarde descobriram um negócio mais lucrativo: caçar índios para vendê-los como escravos (...) . (...) Durante muito tempo a História considerou os Bandeirantes homens corajosos e aventureiros, que se arriscavam para desbravar e conquistar terras para a Coroa Portuguesa. Mas, hoje sabemos que a ocupação dessas terras foi feita por meio de guerras e expulsão dos índios de suas terras. A violência, e não a coragem foi o sentimento constante no dia a dia dessas expedições.

1- Sabemos que na época da colonização de Mato Grosso e do ciclo do ouro não haviam estradas. Qual era o meio de transporte que os bandeirantes utilizavam?

__________________________________________________________________________________________________________

2- No início do Ciclo do Ouro, o interesse dos Bandeirantes era as pedras preciosas, mas depois descobriram um negócio mais lucrativo. Que negócio era esse?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Por que os índios chamavam Bartolomeu Bueno de Diabo Velho? Explique:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- O que significa Anhanguera na língua indígena Tupi-Guarani?

__________________________________________________________________________________________________________

III- Assinale com um (X) a alternativa correta:

1- Durante muito tempo a História considerou os Bandeirantes homens corajosos e aventureiros. Assim, podemos afirmar que eram:

a) (  ) Simpáticos e justos, pois só pegavam o que tinham direito

b) (  ) Muito bonzinhos e carinhosos

c) (  ) Eram maus porque fizeram guerras e expulsaram os índios de suas terras

2- O Estado de Mato Grosso e os outros estados que formam o país não existiam, sabemos que eles foram criados e mudados ao longo dos anos. Hoje são 26 e um Distrito Federal, e, cada um chama-se Estado. Mas naquela época chamavam-se:

a) (  ) Distrito

b) (  ) Províncias

c) (  ) Capital

Prazer imenso de dar aulas para você!

domingo, 3 de novembro de 2013