"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lenda do Tambor Africano – Guiné Bissau

Barrinhas e Divisórias
Bom Jesus do Araguaia - MT, ...........de........................................de.............
Aluno(a)......................................................................................             5º Ano
Professora..............................................................................................................                          
Avaliação de Língua Portuguesa
1 - Leia:
Lenda do Tambor Africano – Guiné Bissau

Corre entre os Bijagós da Guiné Bissau, que os macaquinhos de nariz branco tiveram a ideia de viajar até à Lua e trazê-la para a Terra.
Assim, numa bela manhã, depois de buscarem um caminho por onde subir aos céus, o mais pequenino dos macacos teve a ideia de subirem uns nos outros para alcançarem a lua.  A fila foi crescendo e se erguendo pelo céu até que o pequeno macaquinho acabou por tocar na Lua. 
 
Mas antes que ele pudesse puxá-la para a Terra, a coluna se desmoronou. Todos caíram e somente o macaquinho ficou agarrado à Lua. Ao se dar conta do ocorrido, a Lua o segurou pela mão, olhou-o com espanto e achando a cena engraçada, deu-lhe de presente um tamborzinho
Não tendo meios de voltar à Terra, o macaquinho aprendeu a tocar o instrumento. Mas com o passar dos anos, a saudade aumentava e a falta de sua gente o fazia sonhar com as palmeiras, mangueiras, acácias, coqueiros e bananeiras que haviam ficado para trás. 
Então, foi pedir à Lua que o deixasse voltar!
Intrigada, a lua lhe perguntou: “Porque você quer voltar? Não estas feliz aqui? Não gostas de seu presente?”
E com lágrimas nos olhos, o macaquinho explicou-lhe o que lhe fazia falta. Mais uma vez, com pena do macaquinho, a Lua amarrou o tambor ao macaquinho e disse: "Macaquinho de nariz branco, vou-te fazer descer, mas ouve bem o que te digo! Não toques o tamborzinho antes de chegares lá baixo. E quando puseres os pés na Terra, tocarás então com força para eu ouvir e cortar a corda. E assim ficarás livre."
O Macaquinho, feliz da vida, prometeu a Lua que só tocaria o tambor ao chegar na Terra e foi descendo sentado no tambor. Mas a meio da viagem, não resistiu! Bem de leve, de modo que a Lua não pudesse ouvir, pôs-se a tocar o tambor. O vento que fazia a corda estremecer, levou o som para Lua que ao ouvir o som, pensou:  “O Macaquinho chegou à Terra”. E logo cortou a corda... 
Neste momento, o macaquinho foi atirado ao chão, caindo desamparado em sua ilha natal. Ao ver o macaquinho estendido no chão, uma menina que cantava e dançava ao ritmo de uma canção, correu a ajudá-lo. Mas a queda tinha sido de muito alto e o macaquinho não resistiu. Porém, antes de morrer, conseguiu dizer à menina que aquele instrumento era um tambor e que ela deveria entregá-lo aos homens do seu país... 

Recuperada da surpresa, a menina, correu o mais rápido possivel para contar aos homens da sua terra o que acontecera. Aos poucos, foram chegando gente e mais gente e foi então, que naquele recanto da terra africana se fez o primeiro batuque ao som do primeiro tambor. A partir de então, os homens construíram muitos tambores e, desde então não há terra africana sem este instrumento.
O tambor ficou tão querido entre o povo africano, que em dias de tristeza ou em dias de alegria, é ele quem melhor exprime a grandeza da sua alma.


2 – Responda:
a)   Por que os macaquinhos tiveram a ideia de viajar ate a lua?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)  A ideia dos macaquinhos deu certo? Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Por que o macaquinho quis voltar para sua Terra?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 - Complete:
a) E a falta de sua ....................................o fazia sonhar com as palmeiras, ........................., acácias, ............................. e ........................................... que haviam ficado para trás. 

4 - Copie do Texto:
a)   1 frase interrogativa ( ? )
________________________________________________________________________
b) 1 frase negativa (não)
_________________________________________________________________________

Dica Tem dúvidas? Consulte o texto!
5 - Assinale a alternativa correta:

I – Estão escritas corretamente:
a) (      ) tamborsinho, desanparado, recanto
b) (      ) tamborzinho, desamparado, recanto
c) (      ) tamborzinho, desamparado, recamto

II - O macaquinho cometeu um erro e por isso, morreu. O erro do macaquinho foi:

a)  (      ) Saltar da corda, antes de chegar ao chão
b)  (     ) Não cumprir o acordo com a lua e esperar o momento certo de  tocar o tambor

III - Quando a menina o macaquinho caiu ao chão a menina estava:
a) (      ) Cantando e dançando
b)  (      ) Colhendo frutas

IV - O macaquinho não resistiu e tocou o tambor. O que o fez tocar foi:
a)  (      ) simplesmente porque queria desobecer a lua
b)  (      ) A felicidade por estar voltando para suaTerra e a paixão pela música


V - A palavra Terra aparece no texto com letra inicial maiúscula porque:
a   a)  (     ) É uma terra adubada 
     b) (     ) É uma terra sagrada
c   c) (     ) Refere-se ao Planeta

VI - De acordo com o texto o tambor é um instrumento que:
a) (      ) Faz a alegria do povo africano
b) (      ) separa o povo africano
c)  (      ) é um instrumento sem graça

6 - Numere os acontecimentos de acordo com a ordem do texto?

(  5  ) macaquinho ficou agarrado à Lua.
(  3  ) fila foi crescendo e se erguendo pelo céu
(  6  ) deu-lhe de presente um tamborzinho
(  2  ) o mais pequenino dos macacos teve a ideia
(  1  ) Numa bela manhã, depois de buscarem um caminho
(  4  ) a coluna se desmoronou.

7 – Leia e responda:
a) Mas a queda tinha sido de muito alta e o macaquinho não resistiu.
O contrário da palavra sublinhada é_______________________________

a) “Caindo desamparado em sua ilha natal.”
Na frase acima a palavra desamparado significa
(    ) abandonado                             (    ) feliz                              (    ) protegido De acordo com o texto o tambor é um instrumento que:
(    ) Faz a alegria do povo africano (    ) separa o povo africano (    ) é um instrumento sem graça

8 - Complete as frases com uma das palavras entre os parênteses
a) As meninas, ...........................................o mais rápido possivel para o quarto. (correu – correram
b) O macaquinho ...........................o mais pequenininho da floresta. ( é –são)

c) Nós não .................................................do seu presente. (gostamos – gosta)

 9 – Leia as dicas e complete as palavras cruzadas



Barrinhas e Divisórias

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Avaliação Biomas Brasileiros

Bom Jesus do Araguaia - MT, ..............de........................................de.............
Aluno(a).......................................................................................           5º Ano
Professora...........................................................................................................
I -  Responda: 

  1. A falta de água impõe múltiplas adaptações aos vegetais na caatinga. Cite uma delas:
  2. Cite 3 das principais espécies de árvores da Caatinga:
  3. Qual a principal atividade econômica realizada pelas comunidades dos mangues?
  4. Em quais estados brasileiros situa-se(localiza-se) o Pantanal?
  5. Como é chamado o Pantanal no norte do Paraguai e leste da Bolívia?
  6. Qual a maior ave voadora do Brasil? Qual o comprimento de uma ponta da asa a outra?
II – Assinale com (X) a alternativa correta:
1-  Quanto ao clima da caatinga:
a) (    ) É muito seco, quase não há a presença de água
b) (    ) É rico em água

2- Quanto à extensão (tamanho) da caatinga:
a) (    ) Ocupa grande parte das terras brasileiras
b)(    ) É muito pequena sua presença em terra brasileira 
3 – Quanto a Região brasileira que a caatinga localiza-se:
a) (    ) Região Sudeste
b)(    ) Região Nordeste
4 – O cerrado é o 2º maio bioma do Brasil e localiza – se na:
a) (    ) Região Centro-Oeste
b) (    ) Região Norte

III – Complete
a)  A formação vegetal dos mangues é composta por..............................................................
b)     A floresta amazônica tem solo seco, livre de........................................, as árvores podem chegar .................... de altura. O entrelaçamento de suas copas impede quase totalmente a passagem de ............, o que torna seu interior muito ............................., escuro e pouco ...................................... Encontramos espécies como o castanheiro e o ...............................
IV – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª
(A)  Mata dos Cocais
(     ) Depois da Floresta Amazônica ,   é a formação vegetal brasileira que mais se espalhou, recobrindo mais de 20% do território nacional.
(B)  A maior floresta do mundo
8.     (     ) Seu rico artesanato emprega suas fibras para confeccionar esteiras, cestos e bolsas. A fumaça casca do coco pode ser aproveitada como repelente de insetos
(C)  Campos
(     ) Floresta Amazônica
(D)  Cerrado
9.     (     ) Como tudo dessa palmeira pode ser aproveitado (folhas, caule, fibras), o nordestino denominou-a árvore da providência
(E)  Carnaúba
(   ) Abrange predominantemente os estados do Maranhão e Piauí Ceará , Rio Grande do Norte e Tocantins .
(F)   Babaçu
(     ) Localiza-se na região sul do Brasil.
Neste link tem uma síntese textual do tema desta atividade: https://drive.google.com/drive/my-drive