"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Os Estados Físicos da Água e suas Mudanças


Avaliação de Ciências - 5º Ano
Aluno(a)............................................................................................................data.........../.........../.....
1-     Relacione  de acordo com os estados físicos da água:




    2 – Relacione de acordo com as mudanças nos processos de transformação da água :
    

3       - Complete com uma das palavras entre parênteses:
a)  Ao retiramos o gelo da geladeira, ele passará do estado sólido para o estado...............................................(líquido, sólido) esse processo chama-se...................................................(solidificação, fusão)

b)     Ao colocarmos uma panela de água para ferver ele formará bolhinhas ao fundo, essa água passará do estado líquido para o....................................... (sólido, gasoso), esse processo chama-se .......................................................(solidificação, ebulição) 


c)     Ao colocarmos uma panela com tampa para ferver formará bolhinhas na tampa, Esta água estará passando do estado líquido para o..........................................(gasoso, sólido). Esse processo chama-se .........................................................(fusão, condensação)

d)     As roupas no varal ou a formação da chuva depende da mudança da água do estado líquido para o....................................................................Este (gasoso. Sólido)e processo chama-se.............................................................................(.condensação, evaporação)


4 - Considere seus conhecimentos sobre as mudanças dos estados físicos da água e complete com Frio ou Calor
a)     Para passar do estado sólido para o liquido a água precisa de ...............................................
b)     A água que passa do estado líquido para o sólido precisa de ................................................

c)     Para passar do estado líquido para o gasoso a água precisa de............................................

Avaliação: Lenda do Tambor Africano – Guiné Bissau

Bom Jesus do Araguaia - MT, ...........de........................................de.............
Aluno(a)......................................................................................Ano.................
Professora..............................................................................................................                          
Avaliação de Língua Portuguesa
1 - Leia:
Lenda do Tambor Africano – Guiné Bissau

Corre entre os Bijagós da Guiné Bissau, que os macaquinhos de nariz branco tiveram a ideia de viajar até à Lua e trazê-la para a Terra.
Assim, numa bela manhã, depois de buscarem um caminho por onde subir aos céus, o mais pequenino dos macacos teve a ideia de subirem uns nos outros para alcançarem a lua.  A fila foi crescendo e se erguendo pelo céu até que o pequeno macaquinho acabou por tocar na Lua. 
 
Mas antes que ele pudesse puxá-la para a Terra, a coluna se desmoronou. Todos caíram e somente o macaquinho ficou agarrado à Lua. Ao se dar conta do ocorrido, a Lua o segurou pela mão, olhou-o com espanto e achando a cena engraçada, deu-lhe de presente um tamborzinho
Não tendo meios de voltar à Terra, o macaquinho aprendeu a tocar o instrumento. Mas com o passar dos anos, a saudade aumentava e a falta de sua gente o fazia sonhar com as palmeiras, mangueiras, acácias, coqueiros e bananeiras que haviam ficado para trás. 
Então, foi pedir à Lua que o deixasse voltar!
Intrigada, a lua lhe perguntou: “Porque você quer voltar? Não estas feliz aqui? Não gostas de seu presente?”
E com lágrimas nos olhos, o macaquinho explicou-lhe o que lhe fazia falta. Mais uma vez, com pena do macaquinho, a Lua amarrou o tambor ao macaquinho e disse: "Macaquinho de nariz branco, vou-te fazer descer, mas ouve bem o que te digo! Não toques o tamborzinho antes de chegares lá baixo. E quando puseres os pés na Terra, tocarás então com força para eu ouvir e cortar a corda. E assim ficarás livre."
O Macaquinho, feliz da vida, prometeu a Lua que só tocaria o tambor ao chegar na Terra e foi descendo sentado no tambor. Mas a meio da viagem, não resistiu! Bem de leve, de modo que a Lua não pudesse ouvir, pôs-se a tocar o tambor. O vento que fazia a corda estremecer, levou o som para Lua que ao ouvir o som, pensou:  “O Macaquinho chegou à Terra”. E logo cortou a corda... 
Neste momento, o macaquinho foi atirado ao chão, caindo desamparado em sua ilha natal. Ao ver o macaquinho estendido no chão, uma menina que cantava e dançava ao ritmo de uma canção, correu a ajudá-lo. Mas a queda tinha sido de muito alto e o macaquinho não resistiu. Porém, antes de morrer, conseguiu dizer à menina que aquele instrumento era um tambor e que ela deveria entregá-lo aos homens do seu país... 

Recuperada da surpresa, a menina, correu o mais rápido possivel para contar aos homens da sua terra o que acontecera. Aos poucos, foram chegando gente e mais gente e foi então, que naquele recanto da terra africana se fez o primeiro batuque ao som do primeiro tambor. A partir de então, os homens construíram muitos tambores e, desde então não há terra africana sem este instrumento.
O tambor ficou tão querido entre o povo africano, que em dias de tristeza ou em dias de alegria, é ele quem melhor exprime a grandeza da sua alma.

2 – Responda:
a)    Por que os macaquinhos tiveram a ideia de viajar ate a lua?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    A ideia dos macaquinhos deu certo? Justifique:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)     Por que o macaquinho quis voltar para sua Terra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Complete:
a)    E a falta de sua ....................................o fazia sonhar com as palmeiras, ........................., acácias, ............................. e ........................................... que haviam ficado para trás. 
4 - Copie do Texto:
a)    1 frase interrogativa ( ? )
_________________________________________________________________________
b)    1 frase negativa (não)
_________________________________________________________________________

Dica Tem dúvidas? Consulte o texto!
5 - Assinale a alternativa correta:

I – Estão escritas corretamente:
a)    (      ) tamborsinho, desanparado, recanto
b)    (      ) tamborzinho, desamparado, recanto
c)     (      ) tamborzinho, desamparado, recamto

II - O macaquinho cometeu um erro e por isso, morreu. O erro do macaquinho foi:

a)    (      ) Saltar da corda, antes de chegar ao chão
b)    (    ) Não cumprir o acordo com a lua e esperar o momento certo de  tocar o tambor

III - Quando a menina o macaquinho caiu ao chão a menina estava:
a)    (      ) Cantando e dançando
b)    (      ) Colhendo frutas
IV - O macaquinho não resistiu e tocou o tambor. O que o fez tocar foi:
a)    (      ) simplesmente porque queria desobecer a lua
b)    (      ) A felicidade por estar voltando para suaTerra e a paixão pela música


V - A palavra Terra aparece no texto com letra inicial maiúscula porque:
a)    (     ) É uma terra adubada 
b)    (     ) É uma terra sagrada 
c)    (     ) Refere-se ao Planeta

VI - De acordo com o texto o tambor é um instrumento que:
a)    (      ) Faz a alegria do povo africano
b)    (      ) separa o povo africano
c)     (      ) é um instrumento sem graça

6 - Numere os acontecimentos de acordo com a ordem do texto?

(  5  ) macaquinho ficou agarrado à Lua.
(  3  ) fila foi crescendo e se erguendo pelo céu
(  6  ) deu-lhe de presente um tamborzinho
(  2  ) o mais pequenino dos macacos teve a ideia
(  1  ) Numa bela manhã, depois de buscarem um caminho
(  4  ) a coluna se desmoronou.

7 – Leia e responda:
a)    Mas a queda tinha sido de muito alta e o macaquinho não resistiu.
O contrário da palavra sublinhada é_______________________________

b)    “Caindo desamparado em sua ilha natal.”
Na frase acima a palavra desamparado significa
(    ) abandonado                             (    ) feliz                              (    ) protegido
c)     De acordo com o texto o tambor é um instrumento que:
(    ) Faz a alegria do povo africano (    ) separa o povo africano (    ) é um instrumento sem graça

8 - Complete as frases com uma das palavras entre os parênteses

a)    As meninas, ...........................................o mais rápido possivel para o quarto. (correu – correram)
b)    O macaquinho ...........................o mais pequenininho da floresta. ( é –são)
c)    Nós não .................................................do seu presente. (gostamos – gosta)

 9 – Leia as dicas e complete as palavras cruzadas



Avaliação de Geografia – 4º bi - 5º ANO


Aluno (a).....................................................................data........../......../.........
1 - Analise o gráfico dos Continentes e responda:



     a)    Quantos são e quais são os Continentes?
      _____________________________________________________________________
b)    Qual o maior continente? E o menor?
     _____________________________________________________________________
2- Assinale a com (X) a alternativa correta:

I - Sabemos que o continente americano é formado pelas 3 Américas: do Sul, do Norte e Central. O nosso país, o Brasil está situado na:
a) (        ) América do Norte                  
b) (        ) América do Sul                       
c) (        ) América do Central
II – O Oceano que banha o Brasil é:
a)(        ) Atlântico                        
b) (        ) Pacífico

c)(        ) Índico

 III - As Regiões Brasileiras são:
    a  (        ) Norte, Sul, Leste e São Paulo
b)(         ) Sudeste, Norte, Brasil e Goiás
c)(         ) Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

3- Relacione de acordo com as UFs ( Unidades de Federação)
(    A    ) Brasília
(         ) MS
(    B    ) Mato Grosso
(         ) MG
(    C   ) Goiás
(         ) AM
(    D    ) Minas Gerais
(         ) DF
(    E   ) Rio Grande do Sul
(         ) MT
(    F    ) Paraná
(         ) GO
(   G    ) Mato Grosso do Sul
(         ) RS
(    H   ) Amazonas
(         ) PR


 4 – Responda a cruzadinha com os nomes dos Biomas Brasileiros:
Vertical
1 - É o maior bioma brasileiro, a maior floresta do mundo
2 - Abrange (ocupa) os estados do Maranhão e Piauí, Ceará , Rio Grande do Norte e Tocantins . Seu nome é em homenagem aos coqueiros
3 - Ocorrem em áreas planas, com gramíneas (capim) poucas árvores. Localiza-se na região sul do Brasil.
Horizontal
4 - É o 2º maio bioma do Brasil, possui arvores baixas e retorcidas e localiza na região Centro-Oeste
5 - É um bioma que possui sua maior parte alagada. Localiza-se no MT e MS, considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial
6 - Neste bioma o clima é muito seco, quase não há a presença de água e a vegetação é baixa e rala, com presença de cactos e  mandacarus e localiza-se na Região Nordeste
7 - Este bioma, no passado do Brasil ocupou quase toda região do litoral brasileiro, mas perdeu terreno com o  desmatamento, especialmente, na época da colonização do Brasil.


Avaliação de História do Brasil

Bom Jesus do Araguaia - MT, ...........de...........................de.............
Aluno(a)........................................................................Ano.................
Professora............................................................................................                         

Avaliação de História do Brasil 
1-      Assinale com um ( X )a alternativa correta:
I - No dia 20 de novembro comemoramos
a)     (    ) dia da Bandeira Nacional
b)     (    ) dia da consciência Negra
II - Quilombo é:
a)     (    ) Lugar de moradia, formado por escravos que conseguiam fugir  para viverem livres.
b)     (    ) Lugar de moradia somente de Zumbi
2 - Sabemos que o Brasil já teve 3 capitais federais,  relacione considerando a ordem dessa fase da história do Brasil
(  1  ) Primeira capital federal do Brasil
(      )  Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
(  2  ) Segunda capital federal do Brasil
(      )  Brasília, Distrito Federal – Goiás
(  3  ) Terceira capital federal do Brasil
(      )  Salvador, Bahia






3 - Relacione, considerando seus conhecimentos sobre as Capitanias Hereditárias:
( A ) Nome da linha imaginária que dividiu o Brasil em 14 capitanias e em 15 lotes
( ) A de São Paulo e a de Pernambuco                                                                 
( B ) Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras.
(     ) A grande quantidade de terras para administrar, a falta de recursos econômicos e os ataques dos índios
(  C  ) Receberam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas...
(       ) Donatários
(  D ) Nome pessoas que recebiam a concessão(direito) de uma capitania, Dica essas pessoas eram de confiança do Rei.
(       ) De pai para filho
( E ) O sistema não funcionou muito bem. Apenas duas capitanias de dois estados deram certo.
(       ) Tratado de Tordesilhas.
(  F ) Alguns dos motivos do fracasso das capitanias hereditárias
(      ) Capitanias Hereditárias

4– Responda escrevendo (C ) para certo ou (E) para errado
I - No dia 19 de novembro comemoramos:
a)     (    ) dia da Bandeira Nacional
b)     (    ) dia do Descobrimento do Brasil
II - A proclamação da Republica é comemorada:
a)     (    ) dia 7 de setembro
b)     (    ) dia 15 de novembro
5 - Considere seus conhecimentos sobre Monarquia e República e responda escrevendo (V) para verdadeiro ou (F) para falso
a)    (     ) A queda da monarquia foi resultado da ação de um grupo de militares que se colocou contra o imperador Dom Pedro II.
b)    (     ) Na Monarquia o governo  é eleito pelo povo, através do voto
c)     (    ) O Brasil já teve monarquia durante 70 anos,
d)    (     ) Ao reis que governaram o Brasil foram: D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II e Dilma Roussef
e)    (     ) Na Monarquia quem de governa o país é o Rei
f)      (     ) Na Republica quem  governa o país é o Presidente da República
     g)   (     ) A transmissão do poder da República ocorre de forma hereditária (de pai para filho)
     h)   (     ) Na forma de governo republicano o representante é eleito pelo voto do povo para um mandato de 4 anos e pode candidatar-se a reeleição uma vez
     j)   (    ) A Monarquia agradava muito aos brasileiros que não desejavam escolher seus próprios representantes.

6 – Responda a cruzadinha:
Vertical
1.     Sistema de governo onde quem comanda é o rei
2.     Transmissão do poder na república
3.     Quantidade de anos de um mandato de Presidente da República do Brasil
Horizontal
4.     Transmissão do poder na monarquia
5.     Quantidade de anos que o Brasil teve monarquia (rei)

6.     Sistema de governo onde quem comanda presidente