"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SCHWANTES, Norberto. Uma Cruz em Terra Nova – 1989 – São Paulo – Editora Moderna

EM

UMA CRUZ EM TERRA NOVA

NORBERTO SCHWANTES

Conta sua própria história de colonizador da região de Agua Boa, Canarana e Terra Nova. Norberto acreditava e desafiava o povo e o governo a acreditarem no potencial de Mato Grosso. A opinião da maioria era que o grande espaço de Mato Grosso estava reservado para jagunços, animais selvagens e latifundiários, onde pastavam algumas cabeças de gado sem dono.

Gaucho de Carazinho , RS, filho de agricultor(imigrante alemão) que sempre conviveu com dificuldades financeiras. Ainda adolescente foi para o seminário, onde estudou muito e tornou-se pastor luterano na cidade de Tenente Portela. Nesta época acontecia a fase da ditadura militar, repressão política e tortura eram normais e, Norberto, meio ao sofrimento do povo, procurava soluções para as famílias frente ao sistema sócio-político-econômico em decadência. Através de intercâmbios com a Alemanha, conseguiu financiamento para adquirir terras em Mato Grosso. Os projetos CONAGRO – COOPERCOL nomearam Norberto para acompanhar as famílias colonizadoras. Na região não havia nada. Estradas foram abertas a machado, serrotes facões. No início residiram em barracas de lona. O escoamento da produção de lavouras, também foi um grande problema para os agricultores.

Mais tarde, ingressou-se na política, candidato a uma vaga no Congresso Nacional. Como não tinha a mínima idéia do que era uma campanha política, muitas vezes quase desistiu, mas como era muito teimoso foi em frente. Fez campanha ao lado de José de Arimatéia, o qual era muito tranqüilo, e isso deixava Norberto desanimado com a política. Norberto saiu pelo PMDB, pois, os companheiros do PDT haviam esquecido dele. Muito solidário e sinceros em suas amizades Norberto sofreu muito com esta desconsideração. Norberto acreditava no governo democrático e participativo e fazia sua parte para que isso acontecesse. Não gostava da prepotência e o gauchismo que comandavam Canarana e Água Boa.

Em janeiro de 83, depois de exames num hospital de São Paulo, recebeu o diagnóstico que tinha contraído melanoma, o pior câncer de todos os outros, e, este já tinha tomado todo o corpo de Norberto.

Norberto ainda ocupou uma cadeira na Constituinte e participou da reforma da Constituição, quando elaboraram a Constituição Cidadã de 88, conforme era seu sonho, porém não realizou o maior que era assinar a Carta Magna. Morreu em 17 de setembro de 1988. Norberto era um apaixonado por povo e política.

Resumo redigido por: Coraci Machado

quarta-feira, 14 de outubro de 2009




Todos nós, professores, já recebemos ou ouvimos esse poema de algum colega ou aluno querido. Publicá-lo aqui parece repetitivo. Mas eu peço licença para repeti-lo porque o acho muito verdadeiro e belo.
“Querido Professor, professora,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação, manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida, e manda dizer-te que foi porque tuas lições permaneceram;
E houve mais alguém que superou a dor, e manda dizer-te que foi a lembrança de tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre, de ti nasce à razão e o progresso. A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação, porque há muita gente pedindo a Deus para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!! Meus queridos e corajosos colegas.”

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Meus poemas são minhas janelas de distração



Tudo por você

Se você fosse um dia chuvoso

Eu seria um arco-íris ao entardecer

Se você fosse uma fruta

Eu seria a semente para reproduzir o nosso amor

Se você fosse um violão

Eu seria a melodia para conquistar seu coração

Se você fosse um automóvel

Eu seria o combustível para te levar ao paraíso

Se você fosse Deus

Eu seria a oração de todos os dias, a terra, o firmamento, os fiéis...

Para ser sua preocupação maior.

14-01-01

Coraci Machado Araújo

Aula de His/Geo 4ª série/2009


Com o objetivo de incentivar meus alunos a conhecer o mapa político do Brasil, localizar, conhecer seus estados e suas histórias, trabalhei o “Significado dos nomes dos Estados Brasileiros”
Veja a pesquisa da 4ª série:

Os Estados brasileiros foram batizados, basicamente, de acordo com três fontes:

1. Nomes indígenas relacionados à região;

2. Acidentes geográficos;

3. Nomes de santos.

Veja a origem e o significado dos Estados brasileiros.

Acre: É controvertida a origem desse nome; conforme alguns, teria origem na palavra tupi, aquiru, que significa rio verde; conforme outros, a palavra é corruptela de Aquiri, nome de um rio da região.
Conta a História que, em 1878, o colonizador João Gabriel de Carvalho Melo fez um pedido por escrito a um comerciante paraense de mercadorias destinadas à "boca do rio Aquiri".
Só que o comerciante não entendeu a letra de Melo, que parecia ter escrito algo como "acri" ou "aqri", e as compras foram entregues ao colonizador com o destino "rio acre".
Alagoas: O nome desse estado nasceu das muitas lagoas costeiras que o seu litoral apresenta; o "a" inicial é um simples fenômeno metaplasmo de prótese.
Amapá: O nome dado ao território provém do tupi, amapá, nome de uma árvore da família das apocináceas (Parahancornia amapa), de madeira útil, e cuja casca, amarga, exsuda látex medicinal, de aplicação no tratamento da asma, bronquite e afecções pulmonares, tendo seu externo poder resolutivo e cicatrizante de golpes e feridas.
Amazonas: provém do latim amazona: mulher de caratér guerreiro e viril. Mulher que monta cavalo. O primeiro explorador do estado do Amazonas foi o espanhol Francisco Orellanas, que descia o rio, vindo do Peru, quando pensou te visto uma tribo de mulheres guerreiras. Como existia a lenda grega, foi esse o nome escolhido para denominar o grande rio. Daí o nome do estado.
Bahia: também ganhou um nome bem "verdadeiro". Se você der uma olhadinha no dicionário, vai descobrir que baía (sem o h) é um pequeno golfo. Ok, e o que é um golfo? É um pouquinho de mar que entra pela terra, exatamente como acontece lá no litoral baiano!
Ceará: Para alguns, este nome vem de ciará "canto de jandoin", no dizer dos índios; outros vêem a formação da palavra em ceuro "canto forte" e zara "pequena arara". Há quem veja no nome Saara, a origem. Os primeiros exploradores da terra viram notável semelhança na região com o famoso deserto africano. Apresenta-se o étimo ci e araã "moléstia do calor"; lugar sujeito às moléstias do calor ou da seca.
Espírito Santo: denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo.
Goiás: Seu nome vem de Goiá, tribo indígena antiga. Para outros, o nome teve origem no tupi, gwa ya, cujo o significado é "gente semelhante", igual "indivíduo da mesma raça". Outros vêem o nome em guaiás, que significa "nomes de índios".
Maranhão: O nome desse Estado, segundo a opinião mais comum, veio do nome do rio Marañon; ao que se conta, os primeiros exploradores teriam dado esse nome ao rio, para indicar, em castelhando, que não era mar; mar non. Outros autores dão como origem do nome as palavras tupis, mbara, que significa "mar", e nã, que significa "corrente". Para outros, o nome ter-se-ia originado da maranhas, topônimo de Minho (província de Portugal). Finalmente, outros procuram localizar o étimo do nome desse estado na expressão tupi-guarani mair-anhangá, que significa "espírito de mair".
Mato Grosso: o nome designa uma região com margens cobertas de espessas florestas, segundo antigos documentos. Embora suas matas não sejam tão fechadas (cerradas) densas
Mato Grosso do Sul: A criação do Estado é resultado de um longo movimento separatista que teve sua origem em 1889, quando alguns políticos propuseram a transferência da capital de Mato Grosso para Corumbá.
Na primeira metade do século 20, com a chegada de seringueiros, criadores de gado e exploradores de erva-mate à Região Sul, ficou clara a diferença entre as duas metades do Estado. E em 1977 ele foi desmembrado.
Minas Gerais: O nome desse estado adveio-lhe do fato de ser o depositário das mais abundantes minas dos mais diversos elementos. Afirmam, entretanto, os estudiosos, que o adjetivo gerais, foi unido para colocar em evidência a oposição entre as minas particulares e não particulares; eram particulares as minas dos rios das Velhas, das Mortes e dos Caetés.
Pará: Seu nome, para alguns autores, vem do rio afluente do Amazonas, Pará, ou pa’ra, do tupi, que significa "mar".
Paraíba: do tupi, pa’ra, rio, e a’iba, ruim, impraticável
Paraná: Do tupi para ná, "semelhante ao mar". Canal que liga dois rios.
Pernambuco: Pernambucos. Do topônimo Pernambuco. Elemento substantivo masculino plural, Brasil, RS. Usado na locução "estar nos pernambucos": achar-se à vontade, a gosto, na situação desejada.
Também encontrei: Pernambuco é o encontro de um rio grande com o mar
Piauí: do tupi, pi’au, piau, nome genérico de vários peixes nordestinos. Piauí é o rio dos piaus
Rio de Janeiro: Coube à primeira expedição exploradora da costa leste do Brasil, realizar o descobrimento, a 1º de janeiro de 1502, da magnífica baía da Guanabara. Pela data e pelo costume, então vigente, de ser designado rio qualquer embocadura, mesmo não sendo de caratér estritamente fluvial, a esta foi dada a denominação, e sempre mantida, de Rio de Janeiro.
Rio Grande do Norte: derivado do rio Potengi, em oposição a algum rio pequeno, próximo, ou ao estado do Sul.
Rio Grande do Sul: primeiramente conhecido como Rio Grande de São Pedro. A Barra do Rio Grande de São Pedro, foi um ponto geográfico estratégico para a fixação do domínio lusitano no sul do país. Local ideal para que lá se instalasse um reduto militar com acesso marítimo ao interior pelo canal Rio Grande que liga a lagoa dos Patos ao oceano.
Rondônia: o nome do estado é uma homenagem ao marechal Rondon.
Roraima: O nome do monte que deu origem ao estado de Roraima veio a partir da expressão roroi (verde) e imã (serra), na língua pemon (indígenas que vivem ao sul da Venezuela, da mesma etnia taurepang do Brasil). Outro significado dado ao nome do monte é “mãe dos ventos”. Santa Catarina: A primeira se refere a Sebastião Caboto, italiano a serviço da Espanha, que chegou à ilha por volta de 1526 e teria lhe dado esse nome em homenagem a sua mulher Catarina Medrano. Alguns historiadores, entretanto, acreditam que se trata de um oferecimento a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela Igreja no dia 25 de novembro.
Sergipe: do tupi, si’ri ü pe, no rio dos siris, primitivo nome do rio junto à barra da capitania.
Tocantins: nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano.
Fontes: http://www.signomes.com/
www.jangadabrasil.com.br/outubro/al21000…
portalamazonia.globo.com/artigo_amazon… - 23k -
http://falabonito.wordpress.com/2006/09/…