SCHWANTES, Norberto. Uma Cruz
EM
UMA CRUZ
NORBERTO SCHWANTES
Conta sua própria história de colonizador da região de Agua Boa, Canarana e Terra Nova. Norberto acreditava e desafiava o povo e o governo a acreditarem no potencial de Mato Grosso. A opinião da maioria era que o grande espaço de Mato Grosso estava reservado para jagunços, animais selvagens e latifundiários, onde pastavam algumas cabeças de gado sem dono.
Gaucho de Carazinho , RS, filho de agricultor(imigrante alemão) que sempre conviveu com dificuldades financeiras. Ainda adolescente foi para o seminário, onde estudou muito e tornou-se pastor luterano na cidade de Tenente Portela. Nesta época acontecia a fase da ditadura militar, repressão política e tortura eram normais e, Norberto, meio ao sofrimento do povo, procurava soluções para as famílias frente ao sistema sócio-político-econômico
Mais tarde, ingressou-se na política, candidato a uma vaga no Congresso Nacional. Como não tinha a mínima idéia do que era uma campanha política, muitas vezes quase desistiu, mas como era muito teimoso foi
Em janeiro de 83, depois de exames num hospital de São Paulo, recebeu o diagnóstico que tinha contraído melanoma, o pior câncer de todos os outros, e, este já tinha tomado todo o corpo de Norberto.
Norberto ainda ocupou uma cadeira na Constituinte e participou da reforma da Constituição, quando elaboraram a Constituição Cidadã de 88, conforme era seu sonho, porém não realizou o maior que era assinar a Carta Magna. Morreu em 17 de setembro de 1988. Norberto era um apaixonado por povo e política.
Resumo redigido por: Coraci Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário