"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

domingo, 30 de março de 2014

Avaliação de Matemática

Conteúdos: Sistema Monetário Brasileiro, porcentagem simples e valor de X com as 4 operações
Aluno (a) = _____________________________Data____/____/____Ano ________
INSTRUÇÕES:
1- Leia com atenção antes de responder
2- Só marque no gabarito quando tiver certeza.
3- As questões só serão consideradas com os devidos cálculos
4- Use caneta azul ou preta para preencher o gabarito e cabeçalho
5- Só marque uma resposta em cada questão
I - Calcule e assinale a alternativa correta: Atenção: Quero ver os cálculos!
1) Fernanda emprestou 200,00 a 5%  ao mês. Qual será o lucro de Fernanda?
A. (    ) 20,00
B. (    )12,00
C. (    )10 ,00
2 - Em uma caixa com 150  tomates 10%   estão podres. Calcule quantos tomates estão bons.

A.(    ) 135 tomates                                              
B.(    ) 120 tomates
C.(    ) 140 tomates

2- Antônio comprou uma geladeira com 20% de desconto. Houve lucro ou prejuízo para  Antônio?

A.(    ) Prejuízo
B.(    ) Lucro
C.(    ) Nenhum dos dois

3- Faça a leitura e marque a opção correta :

25% 55% 13%

A.(    ) doze por cento – cinquenta e cinco por cento – vinte e três por cento
B.(    ) vinte e cinco avos - quarenta e cinco avos – treze avos
C.(    ) vinte e cinco por cento – cinquenta e cinco por cento – treze por cento

4- O feirante João levou 350  laranjas à feira.   João vendeu 80% de suas laranjas. Quantas laranjas João vendeu? 
A.(    ) 360 laranjas                                       
B.(    ) 280 laranjas
C.(    ) 240 laranjas
5- Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e assinale a alternativa correta:
1- Comissão
(      ) É um acréscimo sobre uma dívida que não foi paga no prazo estipulado.
2 - Juros           
(      ) é a porcentagem que se ganha sobre vendas efetuadas.
3- Multa            
(      ) é uma redução de preço.
4- Desconto    
(      ) porcentagem adicionada ao valor cobrado a prazo.


A.(    ) 3-1-2-4-
B.(    ) 2-4-1-3
C.(    ) 2-1-4-3

6- Calcule, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e assinale a alternativa correta:      
( 1 ) 20% de 100,00=
(     ) 68,00
( 2 ) 8% de 850,00=
(     ) 250,00
( 3 ) 2% de 625,00=
(     ) 20,00
( 4 )  50% de 500,00=
(     ) 300,00  
( 5 ) 5% de 150,00=
(     ) 12,50    
( 6 )  30% de 1000,00=
(     )  7,50                                                                                                               
A.(   ) 2-4-1-6- 3-5
B.(   ) 2-4-1-3-5-6
C.(   ) 2-4-1-3-8- 9
III- Calcule o valor de X – Atenção: quero ver os cálculos
1 – Adição:
a)     X + 10 = 20
b) + 40 = 80
c) + 38 = 50


2- Subtração:
a)  X  - 12 = 24
b) X - 50 = 50
c) X - 170 = 30


3- Multiplicação:
a)    X . 25 = 100
b)    X . 100 = 400
c)    X . 14 = 84



4 – Divisão:
a)    X ÷ 28 = 7
b)    X ÷ 15 = 8
c)    X ÷ 13 = 5

Plano de Aula - Tema: Leitura e Escrita


Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Resumos de Livros
Objetivo Geral: Ensinar fazer resumos de livros
Objetivos Específicos:

  • Melhorar a leitura a interpretação e a escrita;
  • Ensinar estrutura textual (parágrafo, travessão, pontuação, falas do autor, etc);
  • Identificar as diferentes formas de resumo de uma mesma obra literária;
  • Compreender como fazer resumos de forma coerente, dando ênfase à ideia central da obra.

Estratégias:

  • Selecionar vários resumos de uma mesma obra para a aula;
  • Apresentar vários exemplos de resumos de um mesmo livro para os alunos;
  • Fazer a apresentação dos resumos e de vídeos no Projetor de Multimídias;
  • Explicar e apontar a estrutura textual dos resumos;
  • Fazer uma roda de contação de histórias;
  • Pedir aos alunos para escreverem as histórias contadas pelos colegas ou suas próprias.

Justificativa:
Para trabalhar fichas de leitura de uma mesma obra, esbarrei em um problema característico em todos os alunos.
Ao fazer o resumo querem escrever a mesma – ou quase – história, e, ainda justificam que leram o mesmo livro.
Por isso, achei melhor trabalhar com resumos de uma mesma obra, para depois trabalhar com fichas de leitura, pois o meu objetivo, nesse posterior trabalho: “Resumos de uma mesma obra”, é trabalhar os vários ângulos de uma mesma narrativa e interagir os alunos para que compreendam e respeitem a capacidade e competência de cada um.
Outro problema – advindo das escolas públicas – de fazer fichas de leitura de uma mesma obra é que nossas bibliotecas nunca têm vários volumes de uma mesma obra e, tampouco, todos os alunos têm condições de comprar. Então encontrei a solução, baixando a obra de interesse e apresentando para toda a turma no projetor de multimídias.
Etapas:
1° Momento:

  • Apresentar resumos da Obra: “A maior Flor do Mundo” de José Saramago;
  • Fazer leitura compartilhada;
  • Debater as diferenças entre os resumos;
  • Questionar com interrogações como:
  • Qual dos resumos apontou melhor a história do livro?
  • A quantidade de linhas escritas define se o resumo é bom ou ruim?
  • Nos resumos que vimos tem exemplos de textos extensos bons, textos extensos ruins, textos pequenos bons e textos pequenos ruins. Qual é a conclusão disso?
  • Falar sobre a importância de focar no resumo a ideia central da história (livro).

2° Momento:

  • Chamar aluno a aluno no Projetor de Multimídia para ensinar/praticar como acessar, digitar, estruturar, salvar no pendrive e publicar o resumo no blog

3° Momento:

  • Mostrar a obra: A maior Flor do Mundo de José Saramago
  • Apresentar o Vídeo – convertido do You Tube – Que o próprio autor narra a História

4° Momento:

  • Explicar aos alunos que cada um pode contar uma história de tema livre. Pode ser: verídicas ou Fictícias (inventadas)
  • Escrever na lousa o nome dos alunos que querem contar história
  • Esclarecer as regras, isto é: todos os alunos devem ficar atentos na contação da história, pois, depois deverá escrever a historia que mais gostou;
  • Se houver interesse da turma poderá fazer uma votação da melhor narrativa, tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos;
  • Filmar a contação de histórias e deixar os alunos que estão com suas câmaras e/ou celulares filmarem também
  • Postar no you tube e Blog da turma: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com

Material de apoio:

  • Livro baixado: A Maior Flor do Mundo de José Saramago
  • Projetor de Multimídias
  • Laboratório de Informática
  • Pendrive
  • Software Linux Ubuntu (Editor de textos Writer)
  • Tecnologia de Blogger
  • Cadernos, canetas, lápis, borracha, giz e lousa

Conteúdos Complementares:

  • Ampliação o vocabulário
  • Socialização dos alunos/alunos e alunos/professora
  • Utilização de recursos digitais
  • Expressão oral, dicção e postura corporal frente ao público.
Webibliografia:
Link da obra: http://www.avvl.pt/images/stories/Biblioteca/historias/a-maior-flor-do-mundo.pdf
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U
Links das Apresentações: Amizades: respeitando as diferenças. Alunas Júlia e Wendy https://www.youtube.com/watch?v=CY6AYq2aYFs&feature=youtu.be
Lendas: (Causos) – O Negro d’ Água - Aluno Isaias - https://www.youtube.com/watch?v=wTHDGQcJnug&feature=youtu.be
História Verídica - A viagem e a Onça – aluna Caili
Piada – O tombo de Bis - Aluno Gabriel - https://www.youtube.com/watch?v=vfJcIi9-Ymc&feature=youtu.be
Links das produções textuais: