"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

domingo, 23 de outubro de 2011

Avaliação: O Tráfico de Escravos

Bom Jesus do Araguaia - MT, .....de.........................de.........
Aluno(a).................................................................................
Professora.............................................................................

Avaliação de História
1 - Leia e compreenda:

O Tráfico de Escravos

Ao longo da história, em diferentes épocas e lugares, pessoas foram escravizadas por dívidas ou guerras, independente da cor de sua pele, de suas crenças ou modos de viver.
Aqui em Mato Grosso não foi diferente, os índios foram escravizados pelos bandeirantes no início da colonização do nosso estado.
Mais ou menos na mesma época que os portugueses vieram para o Brasil, eles também foram para a África, e tomaram conta das terras, fazendo guerras e aprisionando pessoas. Durante trezentos anos, 3,5 milhões de africanos foram trazidos como escravos para o Brasil.
Depois de capturados, os homens, mulheres e crianças escravizados eram obrigados a caminhar até o litoral. O percurso era tão longo que chegava a durar dias, semanas ou meses. Muitos deles morriam de fome, sede, doença ou cansaço.
Após a captura os escravos ficavam em barracões, esperando juntar mais se seus irmãos africanos para continuarem a viagem. E de novo, muitos deles morriam, pois eram muito maltratados.
Quando completava uma grande soma, os escravos eram levados para os porões do navio negreiro e começavam uma longa viagem que durava entre 30 ou 90 dias. E como eram muito maltratados, mais escravos morriam.
Muitas vezes os escravos se revoltavam e tentavam fugir, para isso travavam uma verdadeira batalha com os traficantes. Porém, como as armas de fogo estavam na mão dos seus inimigos traficantes, os escravos quase sempre perdiam.
Quando finalmente chegavam ao porto, muitos dos escravos já tinham donos – pois os coronéis faziam grandes encomendas de escravos para seus cafezais – os escravos que não tinham donos eram levados para os mercados, aonde eram comercializados como se fosse qualquer mercadoria.
2- Assinale com um ( X ) a alternativa correta:
I – O percurso que os escravos faziam era tão longo que podia durar:
a) ( ) anos
b) ( ) dias, semanas ou meses
c) a viagem era rápida
II – Os escravos que não tinham donos eram:
a) ( ) Levados de volta para a África
b) ( ) levados para os mercados, aonde eram comercializados como se fosse qualquer mercadoria
c) Tornavam-se livres no Brasil
III – Os escravos quando se rebelavam, quase sempre perdiam a luta por que:
a) ( ) As armas de fogo estavam na mão dos seus inimigos traficantes
b) ( ) Eram fracos, não sabiam lutar
c) ( ) O grupo dos escravos era menor

3 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( A ) Lugar que os escravos viajam no navio negreiro
( B ) Lugar que os escravos trabalhavam para os coronéis
( C )Tempo que durava a viagem no navio negreiro
( D ) Motivo pelo qual muitos escravos morriam
( ) cafezais
( ) 30 ou 90 dias
( ) Fome, sede, doença ou cansaço
( ) porões
3 – Complete:
a) Conta a História que para obrigar os índios a contar o caminho para as minas de ouro em Goiás, Bartolomeu Bueno colocou fogo em uma vasilha com álcool e mentiu para os índios que era água e que se eles não mostrassem o caminho do ouro ele ia por fogo no Araguaia. Então os índios lhe deram o nome de Anhaguera. Que em tupi-guarani significa...................................................................................................................................
b) Mais ou menos na mesma época que os portugueses vieram para o Brasil, eles também foram para a ....................................... e tomaram conta das terras, fazendo ........................................ e ........................................................ pessoas. Durante ..........................................................................., ........................... milhões de africanos foram trazidos como ............................................................................ para o ...................................................................









































Nenhum comentário: