"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Planejamento Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação – 4º Ano

Segunda 08/06
   Disciplinas: Matemática(3) e Educação Física(1)
 Conteúdo:Problemas matemáticos – raciocínio lógico com adição, subtração e   multiplicação.
  Objetivo Geral: adquirir a competência de compreender a operação da resolução do    problema
  Metodologia: Passar problemas na lousa – 1 por vez – para cada aluno resolver na    lousa, com a ajuda da professora e no primeiro momento, sem ajuda dos colegas. Depois  caso o aluno ñ consiga raciocinar sozinho, é chamada a participação daquele aluno que  percebeu como resolver.  Após a resolução, a classe copia o problema e é dada uma nova  participação do próximo aluno. Assim acontece, sucessivamente até contemplar toda a  classe.
 A estratégia visa principalmente, manter a atenção da classe e dessa forma fazer com que  todos aprendam.
Atividades
   Aluno(a):____________________________________________________4º/5º Ano
  1-    Resolva os problemas matemáticos: Calcule e ilustre, quando necessário.
  a)    Uma caminhonete saiu de uma horta com 15 caixas de tomate. Em cada caixa tem 13   quilos de tomate. Quantos kg de tomate há na caminhonete?
  b)    Somos dois algarismos com parcelas iguais. A nossa soma é 40. Que numeral somos?   _____________
  c)     Somos dois números.  O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a 9. Quem somos  _____e_______
  d)    Claudia comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada uma. Quanto custou as 5 bonecas?
  e)    A sala de aula do 6º ano esta trabalhando em grupos. A professora organizou em      duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4 duplas, 3 trios e 2 quartetos. Quantos alunos há  na sala de aula do 6º ano?
  f)      Júlia comprou um pacote de bala com 52 balas. Deu 25 balas para seu irmão. Com    quantas balas Júlia ficou?
  g)    Patrícia foi às compras. Ela comprou: 1 cx de leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte por   R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma caixa de bombom por 9,50. Quantos reais Patrícia    gastou? Patrícia pagou a conta com duas cédulas (notas)  de 10 e uma cédula (nota) de 5  reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
  h)    Dona Ana comprou um par de tênis para seu filho por 85,00. Dona Ana pagou com      uma cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o valor do troco de dona Ana?
  i)       Na horta de seu João tem 4 fileiras de pés de tomates Em cada fileira tem 12 pés de    tomates. Quantos pés de tomates têm na horta de seu João?
  j)      Fernando vende leite in natura. O litro de leite custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros    de leite, mas vendeu somente 6 litros de leite. Qual o total das vendas de Fernando?      Quantos litros ficaram sem vender?
  k)     Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 560,00. Deu R$ 250,00 de entrada. Quanto    Eduardo ficou devendo do valor da bicicleta?
  l)     Em um evento da escola a diretora distribuiu as cadeiras em 12 filas em cada fila             tenha  9 cadeiras. Quantas cadeiras tinham no evento?
  m) Em uma compra do supermercado Sandra gastou R$ 246,00. Sandra pagou com 3         cédulas de R$ 100,00. Qual o valor do troco de Sandra?
  n)    Comprei uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$ 45,00 de entrada e fiquei devendo o    restante. Quanto fiquei devendo?
  o)   Antonio levou 35 pés de alfaces na feira. Cada pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio    vender todos os pés de alfaces, qual será o valor de suas vendas?
  p)   Antonio levou também batatas doces e cheiro verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o       pacote de cheiro verde é R$ 1,00. Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de cheiro     verde. Quanto Antonio ganhou com estas vendas?
  q)   Leandro é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no     outro tem  258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
   r)      A panificadora fez 3 centenas de pães e meia centena de roscas. Qual a produção da    panificadora?
   s)   Maria tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena de maçãs.Quantas frutas Maria               tem? 
    t)  Pedro tem 2 dúzias de bolita.  Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas         bolitas Pedro tem agora? 
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Raciocínio Lógico Matemático, Leitura e Pontuação


     I - Ilustre a calcule:

  •  Pedro trabalha para Dona Rosa. Pedro vende cremosinha. Hoje Pedro saiu para a rua para vender. Observe a situação:
     1.     Pedro pegou 23 cremosinhas;
     2.     Pedro vendeu 12 cremosinhas;
     3.     Preço da cremosinha 1,50;
    4.     A cada 4 cremosinha vendidas, Pedro ganha 1
     II – Perguntas:

  1.  Quantas cremosinhas ficaram sem vender?
  2.  Qual foi o total das vendas de Pedro para Dona Rosa?
  3.  Quantas cremosinhas Pedro ganhou?
  4. Pedro vendeu suas cremosinhas, qual foi o lucro de Pedro?
  • Em um salão de festa tem 6 filas de cadeiras. Em cada fila tem 12 cadeiras. Quantas cadeiras há no salão de festas?
  • Na horta de Claudia tem 3 canteiros de alfaces. Em cada canteiro tem 25 pés de alfaces. Quantos pés de alfaces há na horta de Claudia?
  • Na horta de Claudia tem também três filas de tomateiros. Em cada fila tem 20 pés de tomates. Quantos pés de tomate há na horta de Claudia?
     II – Medidas de Capacidade, Cálculos e tabela:
      III – Observe a tabela e responda com cálculos e ilustração:
       1 – João é feirante. Veja os produtos e preços que ele tem em sua banca, neste domingo:
Ord.
Produto
Preço
Medida
1
batata doce
3,00
Kg
2
alface
2,00
Un
3
quiabo
2,50
PC
4
mandioca
3,50
Kg
5
Cheiro verde
1,50
Un

      2 – Perguntas:
     a)    João vendeu 6 pés de alfaces e 3 kg de batata doce para Antonio. Quanto custou a         compra de Antônio? Antônio pagou a compra com uma cédula (nota) de R$ 20,00. Qual       foi o troco de Antônio?


     b)    Rosa comprou 2 pacotes de quiabo, 2 kg de mandioca, 2 unidades de cheiro verde e      1 unidade de alface. Quanto custou a compra de Rosa? Rosa pagou com uma cédula          de R$ 20,00.



       c)     João vendeu 8 kg de batatas para Fernando. Qual valor Fernando pagou para                João? Do total que João recebeu ele deu a metade para seu filho. Que valor em         dinheiro cada um ganhou?


     d)    Se uma unidade de cheiro verde custa R$ 1,50.  Quanto João ganhará se vender 6        unidades de cheiro verde?




Horário 4º Ano

Brasil: Regiões Brasileiras. com ênfase na Centro-Oeste




 1- Após colorir e fazer a leitura dos mapas do Brasil e da região Centro-  Oeste, complete a tabela com as informações solicitadas:
Região
Centro-Oeste
Estado
Capital
UF



















  2-     Responda:

  a)    Qual o nome do Estado que nós moramos? E o nome da capital de       nosso Estado?
__________________________________________________________________________________
   b)     Brasília localiza-se (fica) dentro de qual Estado?
__________________________________________________________________________________
   c)     A Presidente da República Dilma Rousseff, reside (mora) em qual        capital e em qual estado localiza-se esta capital?
__________________________________________________________________________________
   3-     Assinale com (X) a alternativa correta:
I - A Região Centro-Oeste é banhada pelo mar
    a)     (      ) Certo
    b)     (      ) Errado
II – O Estado de Mato Grosso é o maior da Região Centro-Oeste
    c)     (      ) Certo
    d)     (      ) Errado
III – A capital do Brasil é Brasília
    e)     (      ) Certo
    f)       (      ) Errado
   4 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, CONSIDERANDO os        Estados, o Distrito Federal e as capitais:
(   A  ) Goiás
(   B  ) Mato Grosso
(   C  ) Mato Grosso do Sul
(   D  ) Distrito Federal

(       ) MS
(       ) DF
(       ) MT
(       ) GO