Segunda
08/06
Disciplinas:
Matemática(3) e Educação Física(1)
Conteúdo:Problemas matemáticos – raciocínio lógico com adição, subtração e multiplicação.
Objetivo
Geral: adquirir a competência de compreender a operação da
resolução do problema
Metodologia:
Passar problemas na lousa – 1 por vez – para cada aluno resolver na lousa, com
a ajuda da professora e no primeiro momento, sem ajuda dos colegas. Depois caso
o aluno ñ consiga raciocinar sozinho, é chamada a participação daquele aluno
que percebeu como resolver. Após a
resolução, a classe copia o problema e é dada uma nova participação do próximo
aluno. Assim acontece, sucessivamente até contemplar toda a classe.
A estratégia visa
principalmente, manter a atenção da classe e dessa forma fazer com que todos
aprendam.
Atividades
Aluno(a):____________________________________________________4º/5º
Ano
1-
Resolva os problemas matemáticos: Calcule e
ilustre, quando necessário.
a)
Uma caminhonete saiu de uma horta com 15
caixas de tomate. Em cada caixa tem 13 quilos de tomate. Quantos kg de tomate
há na caminhonete?
b)
Somos dois algarismos com parcelas iguais. A
nossa soma é 40. Que numeral somos? _____________
c)
Somos dois números. O nosso produto é 20. A nossa soma é igual a
9. Quem somos _____e_______
d)
Claudia comprou 5 bonecas por R$ 25,00 cada
uma. Quanto custou as 5 bonecas?
e)
A sala de aula do 6º ano esta trabalhando em
grupos. A professora organizou em duplas, trios e quartetos. Foram feitas 4
duplas, 3 trios e 2 quartetos. Quantos alunos há na sala de aula do 6º ano?
f)
Júlia comprou um pacote de bala com 52 balas.
Deu 25 balas para seu irmão. Com quantas balas Júlia ficou?
g)
Patrícia foi às compras. Ela comprou: 1 cx de
leite por R$ 3,50, 1 cartela de iogurte por R$ 4,50, 4 maçãs por R$ 4,00 e uma
caixa de bombom por 9,50. Quantos reais Patrícia gastou? Patrícia pagou a conta
com duas cédulas (notas) de 10 e uma
cédula (nota) de 5 reais. Quantos reais Patrícia recebeu de troco?
h)
Dona Ana comprou um par de tênis para seu
filho por 85,00. Dona Ana pagou com uma cédula (nota) de R$ 100,00. Qual o
valor do troco de dona Ana?
i)
Na horta de seu João tem 4 fileiras de pés de
tomates Em cada fileira tem 12 pés de tomates. Quantos pés de tomates têm na
horta de seu João?
j)
Fernando vende leite in natura. O litro de
leite custa R$ 1,50. Fernando levou 12 litros de leite, mas vendeu somente 6
litros de leite. Qual o total das vendas de Fernando? Quantos litros ficaram
sem vender?
k)
Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 560,00.
Deu R$ 250,00 de entrada. Quanto Eduardo ficou devendo do valor da bicicleta?
l) Em um evento da escola a diretora distribuiu
as cadeiras em 12 filas em cada fila tenha 9 cadeiras. Quantas cadeiras tinham
no evento?
m) Em
uma compra do supermercado Sandra gastou R$ 246,00. Sandra pagou com 3 cédulas
de R$ 100,00. Qual o valor do troco de Sandra?
n)
Comprei uma calça jeans por R$ 100,00. Dei R$
45,00 de entrada e fiquei devendo o restante. Quanto fiquei devendo?
o) Antonio levou 35 pés de alfaces na feira.
Cada pé de alface custa R$ 2,00. Se Antonio vender todos os pés de alfaces,
qual será o valor de suas vendas?
p) Antonio levou também batatas doces e cheiro
verde. O quilo de batata é R$ 3,00 e o pacote de cheiro verde é R$ 1,00.
Antonio vendeu 6 kg de batatas e 7 pacotes de cheiro verde. Quanto Antonio
ganhou com estas vendas?
q) Leandro é fazendeiro. Ele tem 2 pastos com
vacas. Em um pasto tem 234 vacas e no outro tem
258 vacas. Quantas vacas há nos dois pastos?
r)
A panificadora fez 3 centenas de pães e meia
centena de roscas. Qual a produção da panificadora?
s) Maria tem 2 dezenas de laranjas e meia dezena
de maçãs.Quantas frutas Maria tem?
t) Pedro tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas bolitas Pedro tem agora?
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t) Pedro tem 2 dúzias de bolita. Jogou com seu amigo e perdeu meia dúzia. Quantas bolitas Pedro tem agora?
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