"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sintep - Subsede de Água Boa promove Formação Sindical






(Reportagem e fotos: Coraci Machado Araújo)

Nos dias 17 e 18/10 o SINTEP/MT - Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, realizou o III e último Eixo, do Programa de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O programa tem o objetivo de possibilitar às entidades um instrumento que as permita desenvolver atividades de formação de dirigentes e, desde 2007 a Secretaria da CNTE desenvolve o Programa de Formação de Dirigentes Sindicais. Para dirigir os trabalhos esteve presente, nos dois dias, o prof° Henrique Lopes do Nascimento, que ao encerrar o encontro afirmou: “gostei muito da participação e do nível do debate de vocês. Mas isso não foi surpresa para mim, porque outros companheiros que por aqui passaram me informaram da excelente participação dos profissionais da educação aqui do Araguaia...

O eixo I, Concepção Política e Sindical, foi realizado em 2007, o eixo II, Formação de Dirigentes Sindicais, em 2008/2009 e o eixo III, Planejamento a Administração Sindical, que se iniciou nesse encontro e terá sua continuidade em 2010. São 260 horas de formação por eixo. Ao todo, foram 11 encontros realizados em Água Boa. Nos dias 17 e 18/10 estiveram presentes representantes dos municípios de Ribeirão Cascalheira, Canarana, Querência, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo São Joaquim, Nova Nazaré e Campinápolis.

Os trabalhadores da Educação discutiram o "Planejamento estratégico situacional - o método".

A Diretora Regional do Sintep/MT, Profª Ana Lúcia, ressaltou que “Esperamos que voces saiam daqui bem informados e fortalecidos, pois esta formação é oportunizada àqueles e àquelas que têm e terão compromisso com a ação Sindical. Esclareceu ainda que “esta é uma formação sindical regional com representação em todas as subsedes. O Sintep/MT está dividido em 5 pólos , cada pólo se organiza de acordo com sua realidade”.

No encerramento do encontro foram entregues os certificados.

O eixo 1 - Concepção Política e Sindical - teve como objetivo proporcionar aos dirigentes uma fundamentação teórica e metodológica das concepções e teorias políticas, da história do movimento sindical e popular com recorte na organização dos trabalhadores da educação no Brasil. O conteúdo foi distribuído em cinco fascículos: Introdução à Sociologia, Teoria Política, Economia Política, Introdução à História do Movimento Sindical, e Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Brasil.

O eixo 2 - Formação de dirigentes sindicais - teve como objetivo possibilitar a formação política e prática na preparação dos dirigentes, oferecendo uma formação metodológica. O conteúdo foi distribuído em cinco fascículos: - Fundamentos de Filosofia, Teoria e Prática da Comunicação Sindical, Como Fazer Análise de Conjuntura, Concepção, Estrutura e Organização Sindical, e Negociação Coletiva e Orçamento Público na Área de Educação.

O eixo 3 - Planejamento e Administração Sindical - tem como objetivo levantar elementos que ajudem a tornar o sindicato uma entidade democrática, bem administrada, participativa e coletiva para uma maior eficácia na ação sindical। Neste terceiro eixo, serão tratados os seguintes conteúdos: Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico da Ação Sindical, Gestão Sindical e Sistema Democrático de Relações de Trabalho (SDRT).

Coraci