"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 28 de março de 2014

Plano de Aula: Paródias

Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2013
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 1ª fase “A” (4º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e multimídias
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Produção Paródias
Períodos: matutino
Conteúdo: Leitura, Interpretação e Produção de Textos

  1. Objetivo Geral: provocar a leitura, a escrita e a interpretação de forma lúdica, criativa e artística.
  2. Objetivos Específicos:
  • Melhorar a leitura e a escrita
  • Compreender os enunciados das questões conforme pontuação
  • Aprender boas maneiras na convivência com o grupo
  • Aprender recursos de multimídias para melhorar os trabalhos escolares
     3 -Proposta pedagógica (Competências dos Alunos)
  • Escolher a música (melodia)
  • Redigir (escrever) a letra
  • Criar uma forma de apresentação: teatro, coreografia, humor, show, imagens no Programa Movie Maker. No caso de escolher fotos, o grupo deve pensar/criar a produção das fotos em relação à letra e ao cenário.
  • Fazer a filmagem ou as fotos da apresentação (solicitar ajuda da professora, se necessário)
  •  Postar no youtube e no blog da turma e se qser no facebook
  • Apresentar em um momento cultural da escola. (ao vivo ou no projetor de multimídia) 
  1. Material de Apoio: câmera fotográfica, computador, internet, Programa Movie Maker Tempo estimado: 20 horas/aula
  2. Conteúdos Complementares:
  • Pontuação
  • Tecnologia de blogger 
  • Ampliação do vocabulário
  • Formatação de textos no Software Linux (editor de textos writer)
  • Críticas (análises) às letras musicais
  1. Metodologias 
     Primeiro momento:
  • Os alunos escreverão a paródia na sala de aula. 
     Segundo momento:
  • caso os grupos ñ consigam concluir poderão pedir ajuda aos pais e/ou responsáveis
     Terceiro momento:

  • Depois de apresentadas a professora, as letras serão reescritas com suas devidas correções e copiadas por todos os alunos, de forma que todos terão a letra de todos

    Quarto momento: Com a letra ainda na lousa, o grupo cantará para os demais grupos, para apresentar sua melodia.
    Quinto momento:


    Sexto momento: 

  • O grupo ensaiará a apresentação para a gravação

   Sétimo momento: 

  • As gravações serão publicadas no youtube e no blog

  Oitavo momento:

  • Os alunos apresentarão suas paródias em um momento cultural e/ou divulgarão a URL do blog do 4º ano para que a escola possa conhecer seus trabalhos
  • Publicar no blog da turma e da escola

Grupos:
1. Anna Júlia/Júlia e Wendy
2. Thalisson/Gabriel e Victor
3. Gabriela/ Caili e Leandro
4. Maria Clara/ Jamilly e Kriystina
5. Sandriele/Eva Carla e Isaias
6. Eduardo/ Wévelin e Dheimeson
7. Karla (individual)
8. Edmar e André
Cronograma/Critérios

  • Forma de produzir: em grupos ou individual
  • Língua Portuguesa/redação
  •  Dia para apresentar a letra e a melodia: segunda-feira (1 semana de prazo)
  • Dia para apresentar a coreografia/produção: sexta-feira (4 dias de prazo)
  • Encerramento: gravação – data a definir
  • Avaliação: Análise de todo o produto no processo, desde a leitura, a escrita, interpretação das letras e a integração dos alunos.

Bibliografia:
http://www.kboing.com.br/
http://www.vagalume.com.br/
Anexos
Link de uma publicação de Vídeo:
http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/2014/02/show-das-poderosas-do-4-gerson-carlos.html
Link de Publicações de Paródias(letras): http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/search/label/PAR%C3%93DIA
Relatório
O Projeto não foi concluído devido à greve dos servidores da Seduc-MT.
Mas todos os grupos fizeram todo o processo desde a escolha da letra, tema, melodia etc. até a produção da paródia, digitação e publicação no blog.
Entretanto, não houve tempo de todos os grupos gravarem suas criações.
Neste ano letivo de 2014, continuei com a mesma turma, justamente com a intenção de dar continuidade neste e em outros projetos

Plano de Aula de História/Língua Portuguesa e Informática na educação

Turmas: 4º e 5º anos (Ensino Fundamental I)
Tema: Escravidão no Brasil
Síntese textual e publicação na internet
Resumo
Nesta atividade, os alunos irão ler textos da Escravidão no Brasil, fazer uma síntese da compreensão, escrever nos cadernos, digitar e publicar no blog da turma.
Detalhe: A síntese dos alunos dará ênfase à compreensão – ainda que ingênua e simples – e  não a cópia)
Objetivos
Compreender a fase da escravidão no Brasil, melhorar a escrita/compreensão e a capacidade de fazer resumos.  Utilizar o software Editor de Textos (writer), para digitar os textos e a tecnologia do blogger para publicar na web
Tempo previsto - 8 h/aulas
Etapa 1 – Resumos
Software - nenhum
Solicitar aos alunos para que façam grupos com uma média de 4 integrantes e marcar as páginas dos textos que devem ser pesquisados (lidos)
Organizar o grupo de forma que cada um tenha sua função. Ex: Quem será o relator (a)?
Explicar como devem proceder para extraírem os fatos mais relevantes dos textos
Corrigir os cadernos e fazer as devidas ponderações
Etapa 2 – Publicação
Softwares – Editor de Textos (writer), internet e Tecnologia de blogger
Levar os alunos no laboratório de Informática para a digitação (antecipadamente deverá trabalhar o editor de textos do Linux e a tecnologia de blogger) e a publicação
Acessar o blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com e fazer a publicação
Neste link está a publicação dos alunos: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/search/label/HISTORIA