Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2013
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 1ª fase “A” (4º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e multimídias
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Produção Paródias
Períodos: matutino
Conteúdo: Leitura, Interpretação e Produção de Textos
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 1ª fase “A” (4º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e multimídias
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Produção Paródias
Períodos: matutino
Conteúdo: Leitura, Interpretação e Produção de Textos
- Objetivo Geral: provocar a leitura, a escrita e a interpretação de forma lúdica, criativa e artística.
- Objetivos Específicos:
- Melhorar a leitura e a escrita
- Compreender os enunciados das questões conforme pontuação
- Aprender boas maneiras na convivência com o grupo
- Aprender recursos de multimídias para melhorar os trabalhos escolares
- Escolher a música (melodia)
- Redigir (escrever) a letra
- Criar uma forma de apresentação: teatro, coreografia, humor, show, imagens no Programa Movie Maker. No caso de escolher fotos, o grupo deve pensar/criar a produção das fotos em relação à letra e ao cenário.
- Fazer a filmagem ou as fotos da apresentação (solicitar ajuda da professora, se necessário)
- Postar no youtube e no blog da turma e se qser no facebook
- Apresentar em um momento cultural da escola. (ao vivo ou no projetor de multimídia)
- Material de Apoio: câmera fotográfica, computador, internet, Programa Movie Maker Tempo estimado: 20 horas/aula
- Conteúdos Complementares:
- Pontuação
- Tecnologia de blogger
- Ampliação do vocabulário
- Formatação de textos no Software Linux (editor de textos writer)
- Críticas (análises) às letras musicais
- Metodologias
- Os alunos escreverão a paródia na sala de aula.
Segundo momento:
Quarto momento: Com a letra ainda na lousa, o grupo cantará para os demais grupos, para apresentar sua melodia.
Quinto momento:
Sexto momento:
Sétimo momento:
Oitavo momento:
Grupos:
1. Anna Júlia/Júlia e Wendy
2. Thalisson/Gabriel e Victor
3. Gabriela/ Caili e Leandro
4. Maria Clara/ Jamilly e Kriystina
5. Sandriele/Eva Carla e Isaias
6. Eduardo/ Wévelin e Dheimeson
7. Karla (individual)
8. Edmar e André
Cronograma/Critérios
Bibliografia:
http://www.kboing.com.br/
http://www.vagalume.com.br/
Anexos
Link de uma publicação de Vídeo:
http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/2014/02/show-das-poderosas-do-4-gerson-carlos.html
Link de Publicações de Paródias(letras): http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/search/label/PAR%C3%93DIA
Relatório
O Projeto não foi concluído devido à greve dos servidores da Seduc-MT.
Mas todos os grupos fizeram todo o processo desde a escolha da letra, tema, melodia etc. até a produção da paródia, digitação e publicação no blog.
Entretanto, não houve tempo de todos os grupos gravarem suas criações.
Neste ano letivo de 2014, continuei com a mesma turma, justamente com a intenção de dar continuidade neste e em outros projetos
- caso os grupos ñ consigam concluir poderão pedir ajuda aos pais e/ou responsáveis
- Depois de apresentadas a professora, as letras serão reescritas com suas devidas correções e copiadas por todos os alunos, de forma que todos terão a letra de todos
Quarto momento: Com a letra ainda na lousa, o grupo cantará para os demais grupos, para apresentar sua melodia.
Quinto momento:
- um membro do grupo digitará a letra e o grupo publicará no blog: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
Sexto momento:
- O grupo ensaiará a apresentação para a gravação
Sétimo momento:
- As gravações serão publicadas no youtube e no blog
Oitavo momento:
- Os alunos apresentarão suas paródias em um momento cultural e/ou divulgarão a URL do blog do 4º ano para que a escola possa conhecer seus trabalhos
- Publicar no blog da turma e da escola
Grupos:
1. Anna Júlia/Júlia e Wendy
2. Thalisson/Gabriel e Victor
3. Gabriela/ Caili e Leandro
4. Maria Clara/ Jamilly e Kriystina
5. Sandriele/Eva Carla e Isaias
6. Eduardo/ Wévelin e Dheimeson
7. Karla (individual)
8. Edmar e André
Cronograma/Critérios
- Forma de produzir: em grupos ou individual
- Língua Portuguesa/redação
- Dia para apresentar a letra e a melodia: segunda-feira (1 semana de prazo)
- Dia para apresentar a coreografia/produção: sexta-feira (4 dias de prazo)
- Encerramento: gravação – data a definir
- Avaliação: Análise de todo o produto no processo, desde a leitura, a escrita, interpretação das letras e a integração dos alunos.
Bibliografia:
http://www.kboing.com.br/
http://www.vagalume.com.br/
Anexos
Link de uma publicação de Vídeo:
http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/2014/02/show-das-poderosas-do-4-gerson-carlos.html
Link de Publicações de Paródias(letras): http://aprenderleituradomundo.blogspot.com.br/search/label/PAR%C3%93DIA
Relatório
O Projeto não foi concluído devido à greve dos servidores da Seduc-MT.
Mas todos os grupos fizeram todo o processo desde a escolha da letra, tema, melodia etc. até a produção da paródia, digitação e publicação no blog.
Entretanto, não houve tempo de todos os grupos gravarem suas criações.
Neste ano letivo de 2014, continuei com a mesma turma, justamente com a intenção de dar continuidade neste e em outros projetos
Nenhum comentário:
Postar um comentário