"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

quarta-feira, 7 de abril de 2010





Você sabe quem é um professor ou professora?

Professor...
É aquele ser humano que não desiste, que enfrenta todos os percalços da vida para dar uma boa aula.
Professor...
É aquele que acredita em si mesmo, mesmo quando a sociedade o força a acreditar no contrario.
Professor...
É aquele que trabalha, em cada sala de aula, com 25, 30, 35 ou mais seres humanos e os considera como tal, os respeitando em suas diferenças independentemente de sua condição social, idade, ou fase escolar.
Professor...
É aquele que sabe muito, mas nem sempre tem coragem de enfrentar o poder público e a sociedade em geral, para dizer de valor.
Professor...
É aquele que chora sozinho quando é maltratado por seus alunos e não pode fazer nada, algumas vezes devido a impedimento de leis e outras vezes por considerar os inúmeros motivos que fazem com que os alunos se comportem mal, como a ausência de acompanhamento dos pais (base familiar), condição social e tantos outros fatores que interferem no comportamento de nossos alunos.
Professor...
É aquele que ao longo da carreira responde pelo futuro de tantos cidadãos e que sente nos ombros um peso quase insuportável de salvador da pátria.
Professor...
É aquele que tem orgulho de ser cumprimentado na rua pelos seus alunos, desde o pequeninho àqueles que estão na universidade ou no mercado de trabalho.
Professor...
É aquele que tem que estudar permanentemente e para inovar sempre.
Professor...
É aquele que é professor@, pai, mãe, amigo, confidente...
Professor...
É aquele que ouve e aconselha alunos e pais com atenção e carinho.
Professor...
É aquele que apesar de ter a voz como ferramenta principal, infelizmente, sua voz não é ouvida e nem reconhecida pela maioria da sociedade.
Professor...
É aquele que todos os dias tem atividades para corrigir, aulas para preparar e ficar horas e horas em pé falando para classe, que nem sempre cala para ouvir, em salas cheias, quentes e com a obrigação de se fazer compreender por seus alunos, ou seja, é preciso ter a capacidade de domínio de turma, conteúdo, liderança(ligth), uma carta na manga (metodologias e estratégias diferenciadas-afinal cada ser aprende de um jeito -, paciência, sabedoria para lidar com conflitos emocionais, psicológicos, afetivos...
Professor...
É aquele que se o aluno aprender é porque ele é inteligente e se o aluno não aprender é porque o professor não sabe ensinar.
Professor...
É aquele se sente responsável pelo futuro da nação.
Professor...
É aquele se culpa quando vê uma criança ou adolescente no mundo das drogas, se prostituindo ou praticando pequenos furtos.
Professor...
É aquele que está sempre levando falta no diário da família, porque se dedica mais aos alunos de que aos próprios filhos.
Professor...
É aquele que alegra se quando vê uma melhoria (aplicação correta dos recursos públicos) chegando às escolas.
Professor...
É aquele que a cada mês tem que “decidir” onde gastar seu salário: saúde, comida, roupa, calçado? Opa um de cada vez, senão o dinheiro não dá... E lazer? Nem pensar !
Professor...
É aquele que prepara os filhos desta pátria para acreditar e construir um país melhor.
Professor...
É aquele que acredita que a Instituição família é base de uma boa formação, mesmo antes da escola, pois é da família que emana a formação de valores morais que norteiam as formas de ver o mundo e de agir em sociedade.