"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sábado, 22 de janeiro de 2011

Tecnologia X Qualidade de Ensino

Sempre defendi que para oferecer ensino com qualidade independe de estarmos em uma escola superequipada ou em uma sala de aula de chão de terra batida. Para ensinar bem, o docente, precisa viver intensamente, a história, a política, a economia enfim a sociedade de seu país, seu estado, seu município, seu bairro, sua escola...

Mas, obviamente que uma escola equipada tecnologicamente melhora a formação do aluno e a atuação do professor. Da mesma forma que valorizo muito a Educação a Distancia, mediada pelas mídias digitais. Hoje fazemos cursos de qualidade, sem sair de casa, embora - apesar dos fóruns - eu sinta muita falta da discussão sobre o conteúdo. Aprendo melhor quando falo com os outros sobre o que li. Sinto que as discussões dos fóruns são muito superficiais, para não dizer desconectadas da real discussão. Parece-me que são enfeitadas.

Entretanto, apesar das dificuldades naturais deste novo rumo da educação, me sinto muito a vontade para aprender e ensinar. Também urge de minha parte esta atitude, este amadurecimento, pois minha escola, aonde sou coordenadora, faz parte do Programa UCA e, precisamos, - toda a equipe - saber lidar muito bem com a ferramenta computador aliada a nossa proposta pedagógica, sem sair do salto, isto é, sem perder a qualidade do ensino, a disciplina, enfim, ao domínio de turma, tão necessários ao bom rendimento escolar.

Acesse o blog de nossa escola: ESCOLA CRISTALINO - CAPACITAÇÃO UCA