"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

quarta-feira, 6 de maio de 2015

As Partes das Plantas, os Estados Físicos da Água, e Proporção de água na Terra

Bom Jesus do Araguaia - MT, ..............de........................................de.................................
Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Aluno(a)................................................................................................                5º Ano
Professora...........................................................................................................................

1 - Observe esta imagem e numere a atividade 2 de acordo com as funções de cada parte da planta:
    2 – Enumere de acordo com as funções de cada parte da planta
a)  (      )   fixam a planta a terra.
absorvem água e sais minerais do solo e
b)  (      )    ajuda a suportar a planta e conduz os nutrientes até às folhas, também chamado tronco. Sustenta os galhos, as folhas, flores e frutos
c)  (      )    usam a luz solar para dar energia à planta (fotossíntese)  e fabricar seu alimento. Também permitem que à planta transpire.
d) (      )  São lindas, coloridas, geralmente perfumadas e permite que a planta se  reproduza. São elas que produzem os frutos e as sementes
 e) (      )servem de alimento e protege a semente, guardando – a em seu interior
f)  (      )sua função é preservar a espécie, através dela nasce outra planta.
3 – A fórmula da água é:
a)(        ) B + C
b)(        ) H2(duas partes de hidrogênio para cada parte de oxigênio)
c)(        ) H H

4 – Observe as figuras e escreva o estado que esses corpos se encontram: sólido, líquido ou  gasoso                                     
              

________________________             _______________________      _________________________

5 – Leia o Texto: Raul Perguntador e responda a questão 6
A mãe de Raul  lhe entregou um copo de água limpinha e filtrada para ele tomar, então começou com suas intermináveis perguntas:
____Mãe, quando a água não tem cheiro, como a chamamos?
____Falamos que a água esta inodora, Raul.
____Mãe, e quando a água não tem cor?
____Falamos que a água esta incolor, Raul.
____Mãe, e quando a água não tem sabor eu já sei como se chama.
____Então responda, garotinho esperto.
____Chama-se insípida.
Coraci Machado
6 – Relacione  a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme respostas das propriedades da água:
1- Incolor                    (   ) sem cheiro 
2- Insípida                   (   ) sem sabor
3- Inodora                   (   ) sem cor
7 – Pinte  este gráfico (de pizza) que ilustra a quantidade de água, rochas e solo na Terra. Utilize as cores: marrom e azul:


   8 – Complete  utilizando as palavras adequadamente : rocha, solo, água

a) A parte maior da Terra é ocupada por.......................................................................................
b) O gráfico nos mostra que apenas   um quarto é ocupado por..............................................................

9 – Agora,  pinte este outro gráfico que ilustra a proporção (quantidade) de água doce e água salgada na Terra. Utilize as cores: azul claro e azul escuro.
10 – Aonde encontramos a maior parte da água que existe em nosso planeta e por que ela não pode ser usada para o nosso consumo?_________________________________________
_____________________________________________________________________________
11 – Destes  3% de água doce, apenas 1% está disponível nos rios e lagos e ainda assim nem toda essa água é boa para o consumo humano, devido à poluição. Os outros 2% estão nas geleiras e calotas polares e nos lençóis subterrâneos. Considere que você pode criar leis sobre a preservação de nossas águas – independente de ser doce ou salgada – e  escreva pelo menos 3 Leis que obrigam a população cuidar de nossa maior riqueza: a água

  1. ____________________________________________________________________________
  2. ____________________________________________________________________________
  3. ____________________________________________________________________________