Bom Jesus do Araguaia - MT,
..............de........................................de.................................
Escola Estadual Prof.
Gerson Carlos da Silva
Aluno(a)................................................................................................ 5º Ano
Professora...........................................................................................................................
1 - Observe esta imagem e numere a
atividade 2 de acordo com as funções de cada parte da planta:
2 – Enumere de acordo com as funções de cada parte da planta
a) ( ) fixam a planta a
terra.
b) ( ) ajuda a suportar a planta e conduz os
nutrientes até às folhas, também chamado tronco. Sustenta os galhos, as folhas, flores e frutos
c) ( ) usam
a luz solar para dar energia à planta (fotossíntese) e fabricar seu alimento. Também permitem que
à planta transpire.
d) ( ) São lindas, coloridas, geralmente perfumadas e
permite que a planta se reproduza. São
elas que produzem os frutos e as sementes
e) ( )servem de alimento e protege a semente,
guardando – a em seu interior
f) ( )sua função é preservar a espécie, através
dela nasce outra planta.
3 – A fórmula da água é:
a)( ) B + C
b)( ) H2O (duas partes de hidrogênio para cada parte de oxigênio)
c)( )
H H
________________________ _______________________ _________________________
5 – Leia o Texto: Raul Perguntador e
responda a questão 6
A mãe de Raul lhe
entregou um copo de água limpinha e filtrada para ele tomar, então começou com
suas intermináveis perguntas:
____Mãe, quando a água não tem cheiro, como a chamamos?
____Falamos que a água esta inodora, Raul.
____Mãe, e quando a água não
tem cor?
____Falamos que a água esta incolor, Raul.
____Mãe, e quando a água não
tem sabor eu já sei como se chama.
____Então responda, garotinho esperto.
____Chama-se insípida.
Coraci Machado
6 – Relacione a 2ª
coluna de acordo com a 1ª, conforme respostas das propriedades da água:
1- Incolor
( ) sem cheiro
2- Insípida
( ) sem sabor
3- Inodora
( ) sem cor
a) A parte maior da Terra é ocupada
por.......................................................................................
9 – Agora, pinte este
outro gráfico que ilustra a proporção (quantidade) de água doce e água salgada
na Terra. Utilize as cores: azul claro e azul escuro.
10 – Aonde encontramos a maior
parte da água que existe em nosso planeta e por que ela não pode ser usada para
o nosso consumo?_________________________________________
_____________________________________________________________________________
11 – Destes 3% de água doce, apenas 1% está disponível nos
rios e lagos e ainda assim nem toda essa água é boa para o consumo humano,
devido à poluição. Os outros 2% estão nas geleiras e calotas polares e nos
lençóis subterrâneos. Considere que você pode
criar leis sobre a preservação de nossas águas – independente de ser doce ou
salgada – e escreva pelo menos 3
Leis que obrigam a população cuidar de nossa maior riqueza: a água
- ____________________________________________________________________________
- ____________________________________________________________________________
- ____________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário