Bom Jesus do Araguaia - MT,
..............de........................................de.................................
Escola Estadual Prof.
Gerson Carlos da Silva
Aluno(a)................................................................................................                5º Ano
Professora...........................................................................................................................
1 - Observe esta imagem e numere a
atividade 2 de acordo com as funções de cada parte da planta:
    2 – Enumere de acordo com as funções de cada parte da planta
a)  (      )   fixam a planta a
terra.
b)  (      )    ajuda a suportar a planta e conduz os
nutrientes até às folhas, também chamado tronco. Sustenta os galhos, as folhas, flores e frutos
c)  (      )    usam
a luz solar para dar energia à planta (fotossíntese)  e fabricar seu alimento. Também permitem que
à planta transpire.
d) (      )  São lindas, coloridas, geralmente perfumadas e
permite que a planta se  reproduza. São
elas que produzem os frutos e as sementes
 e) (      )servem de alimento e protege a semente,
guardando – a em seu interior
f)  (      )sua função é preservar a espécie, através
dela nasce outra planta.
3 – A fórmula da água é:
a)(        ) B + C
b)(        )  H2O (duas partes de hidrogênio para cada parte de oxigênio)
c)(        )
H H
________________________             _______________________      _________________________
5 – Leia o Texto: Raul Perguntador e
responda a questão 6
A mãe de Raul  lhe
entregou um copo de água limpinha e filtrada para ele tomar, então começou com
suas intermináveis perguntas:
____Mãe, quando a água não tem cheiro, como a chamamos?
____Falamos que a água esta inodora, Raul.
____Mãe, e quando a água não
tem cor?
____Falamos que a água esta incolor, Raul.
____Mãe, e quando a água não
tem sabor eu já sei como se chama.
____Então responda, garotinho esperto.
____Chama-se insípida.
Coraci Machado
6 – Relacione  a 2ª
coluna de acordo com a 1ª, conforme respostas das propriedades da água:
1- Incolor                   
(   ) sem cheiro  
2- Insípida                  
(   ) sem sabor
3- Inodora                  
(   ) sem cor
a) A parte maior da Terra é ocupada
por.......................................................................................
9 – Agora,  pinte este
outro gráfico que ilustra a proporção (quantidade) de água doce e água salgada
na Terra. Utilize as cores: azul claro e azul escuro.
10 – Aonde encontramos a maior
parte da água que existe em nosso planeta e por que ela não pode ser usada para
o nosso consumo?_________________________________________
_____________________________________________________________________________
11 – Destes  3% de água doce, apenas 1% está disponível nos
rios e lagos e ainda assim nem toda essa água é boa para o consumo humano,
devido à poluição. Os outros 2% estão nas geleiras e calotas polares e nos
lençóis subterrâneos. Considere que você pode
criar leis sobre a preservação de nossas águas – independente de ser doce ou
salgada – e  escreva pelo menos 3
Leis que obrigam a população cuidar de nossa maior riqueza: a água
- ____________________________________________________________________________
 - ____________________________________________________________________________
 - ____________________________________________________________________________
 







Nenhum comentário:
Postar um comentário