"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sábado, 22 de junho de 2013

Interpretação da música Asa Branca–4º ano

Asa Branca
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)
Que brasero, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão (2x)
inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vortá pro meu sertão(2x)
Quando o verde dos seus oios
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro
Não chores não, viu?
Que eu vortarei, viu meu coração. (2x)
1- Responda:
I – O que a falta d’água provocou no sertão?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Como os autores descreveram a natureza nordestina?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Observe estas palavras da linguagem popular nordestina e as escreva na linguagem formal:
oiei: entonce:
brasero: fornaia:
prantação: vortá:
inté: oios:
espaiá: vortarei:

4- Assinale com um (X) a alternativa correta:
I- Os autores comparam a terra a uma grande fogueira de São João por que:
a) ( ) A terra (o solo) está pegando fogo
b) ( ) As fontes de água secaram, o sol está muito quente e a plantação morreu.
c) ( ) Tem água para todos
II- Nos versos: “inté mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão,” asa branca é:
a) ( ) o rapaz
b) ( ) uma ave
c) ( ) uma moça
III- Nos versos: “Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação”, os autores se referem a:
a) ( ) a falta de atenção dos políticos brasileiros ao povo daquela região
b) ( ) a vontade de judiar do nordestinos
c) ( ) a falta de amor dos nordestinos
5- Análise gramatical:
I- A letra da música “Asa Branca” tem:
a)( ) 6 estrofes
b)( ) 4 estrofes
c)( ) 5 estrofes
6- Copie do texto:
a) Estrofe que você mais gostou
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Análise artística:
a) Ilustre a parte da letra da música que você achou mais interessante:




















































Nenhum comentário: