"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sábado, 11 de junho de 2011

Avaliação: Cartografia do Brasil Político

Bom Jesus do Araguaia - MT, ..............de...............de.............
Aluno(a)............................................................Ano.................
Professora................................................................................
1 – Faça leitura do mapa político do Brasil, pinte os Oceanos: Atlântico e Pacífico e responda as seguintes questões:
a) Qual o nome do Oceano que banha o Brasil?
__________________________________________________
b) Qual o nome dos 3 maiores Estados do Brasil?
__________________________________________________
c) Qual o nome dos estados que fazem fronteira (divisa) com Mato Grosso?
__________________________________________________
d) Cite o nome de 3 Estados que são banhados pelo mar?
_______________________________________
e) Cite o nome de 4 Estados que não são banhados pelo mar?
________________________________________
f) Qual o nome do país que faz fronteira (divisa) com Mato Grosso?
_________________________________________________
2- Assinale a alternativa correta:
I – O menor Estado do Brasil é
a) (   )São Paulo
b) (   )Mato Grosso
c) (   )Sergipe
II – O Distrito Federal, onde mora a Presidente da República, fica no Estado de:
a) (   ) Tocantins
b) (   ) Goiás
c) (   ) Rio Grande do Sul
III - Nosso país, o Brasil, tem:
a) (   ) 23 Estados
b) (   ) 20 Estados
c) (   ) 26 Estados mais o Distrito Federal
IV – A UF (Unidade de Federação) do Estado de Mato Grosso é:
a) (   ) MG
b) (   ) MT
c) (   ) MS
V – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, conforme respostas de capitais e estados e Distrito:
( 1 ) São Paulo
( 2 ) Mato Grosso do Sul
( 3 ) Goiás
( 4 ) Mato Grosso
(   ) Goiânia
(   ) São Paulo
(   ) Campo Grande
(   ) Cuiabá
Boa Nota!

Avaliação: Os Viajantes e o Urso


Bom Jesus do Araguaia - MT, .........de.........de.............
Aluno(a)..............................................................................
Professora..........................................................................
1 – Leia  e compreenda  :
Os Viajantes e o Urso
           Dois viajantes estavam andando juntos quando, na estrada, encontraram um urso.
           Um dos homens, apavorado, sem pensar no companheiro, subiu depressa a uma árvore, escondendo-se ali. O outro, vendo que não tinha saída possível, sozinho contra o urso, percebeu que só lhe restava atirar-se ao chão e fingir que estava morto, pois ouvira dizer que o urso jamais toca em mortos.
           E ali ficou, enquanto o urso se aproximava e cheirava-lhe a cabeça. O urso ouviu bem seu nariz, seus ouvidos, seu coração, e como o homem conservou-se imóvel o urso se retirou. Como não ouviu nem a respiração, supôs que ele estivesse morto e foi embora.
          Quando o urso já estava bem longe, o companheiro desceu da árvore e perguntou:
         ____O que o urso cochichou em seu ouvido?
     ____Ora, não me disse segredo algum. Apenas recomendou-me que fosse cauteloso (cuidadoso) quando estivesse em companhia daqueles que, diante de uma dificuldade, abandonam os amigos em apuros. – respondeu o amigo abandonado.
Moral da História: “Na hora das dificuldades que conhecemos os verdadeiros amigos”
*Fábulas de **Esopo
*Fabulas: são narrativas cujos personagens são geralmente animais com características humanas e o desenlace reflete uma lição de moral.
* *Esopo são contos de justiça, moralidade, sagacidade e inteligência.  Esopo foi um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Esopo viajou pelo mundo, contando suas histórias.
2 – Responda:
a)    Qual é o título do texto?
________________________________________
b)    Um dos viajantes subiu na árvore, e, para o outro viajante, só restou uma alternativa. Qual foi a alternativa?
______________________________________
c)    O que fez o urso pensar que o homem estava morto?
_______________________________________
d)    Copie do texto a frase que o companheiro perguntou para o amigo que ficou no chão:
_______________________________________
e)    O que o homem falou que o urso lhe recomendou?
_______________________________________
I - O viajante fingiu-se de morto por que:
        a) (     ) seu amigo mandou
        b)(     ) estava  com sono
        c) (     ) ouvira dizer que o urso jamais toca em mortos
II – O urso foi embora por que:
      a) (      ) matou o homem
      b)  (      ) supôs que o homem  estivesse morto e foi embora   
      c) (      ) cansou de esperar que o viajante descesse da árvore
III – A moral da história é:
      a) (      ) Na hora das dificuldades que conhecemos os verdadeiros amigos
      b) (      ) não precisamos valorizar as amizades
      c) (      ) ninguém precisa de amigo
IV - Um pouquinho de gramática:
1) Conforme está escrito no texto, podemos notar que a palavra que está escrita corretamente é:
     a) (      ) respirassão
     b) (      ) respirasão
     c) (      ) respiração
2)  O texto "O Urso e os Dois Viajantes" tem:
     a) (      ) 5 parágrafos e 2 travessões
     b) (      ) 8 parágrafos e 3 travessões
     c) (      ) 6 parágrafos e 2 travessões

3) Copie do texto 2 palavras com nh
________________________________________

Boa Nota!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Avaliação: Algarismos Romanos, Leitura de Gráficos, Problemas Matemáticos, Classe e ordem dos Números e Leitura de horas

Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Bom Jesus do Araguaia,......de.............de......
Aluno(a)............................................Ano:.......
Profª:...............................................................
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA
1-    Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª, fazendo a leitura dos algarismos romanos.
(A)  XXV                                       (     )  18
(B)  XL                                          (     )  100
(C)  C                                             (     )  52
(D) CXXX                                       (     )  25
(E) XVIII                                         (     ) 40                                                
(F)  LII                                            (     ) 130

2-    Faça a leitura do gráfico de colunas e responda as seguintes questões
image
 Fonte: Amigos da Rua da Flor
a)    A maioria dos meninos  prefere qual fruta?

b)    Qual fruta que meninos e meninas empatarem em suas preferências?

c)    Qual fruta que os meninos gostam menos?

d)    20 meninas preferem qual fruta?

e)    Laranja é a fruta preferida de quantas meninas?

f)     Os meninos e as meninas vão em um piquenique e vão levar a fruta que empatou na preferência. Que fruta e quantas frutas levarão ?

g)    Qual a fonte desta pesquisa? E qual é o título do gráfico?


3-     Responda os problemas matemáticos

a)    Márcia chega à escola às 7:00 da manhã e fica 4 horas na escola.  Quando Márcia vai embora são quantas horas?

b)    O Supermercado “Rei do Lar” comprou 3 centenas de farinha de trigo e já vendeu 1 centena e meia. Quantos pacotes ainda restam no supermercado?


c)    A Escola “Vinicius de Morais” recebeu 74 livros para repartir com 3 turmas. Quantos livros cada turma receberá?

d)    Um agricultor colheu melancias em sua roça. No primeiro dia colheu 123 melancias, no  segundo dia colheu 104 melancias e no terceiro dia colheu 140 melancias. Quantas melancias o agricultor colheu nos três dias?

4-    Assinale a alternativa correta
No número 2.453
I – A ordem das centenas é ocupada pelo algarismo
a) (     ) 4
b) (     ) 5
II - O numero 2 ocupa a ordem de:
a)    (   ) dezenas
b)    (   ) unidades de milhar
III – O valor relativo do algarismo 5 é:
a)      (    ) 50
b)      (    ) 500

5-    Complete a sequência numérica:a)    99,............,101..........,.........,.........,105,106,.........,........,........110........,...........,.........114, 115,..........,.........,.........,........120,.........,.........,.........
b)    1098,.................,1100,1101,................,..............,................,...............,...................,.................,................,................,1110,...............,.............
Quantas horas são?
6-                                                                  
image    image    image
...........................  ...........................  .............................





image           image


.......................             .....................

terça-feira, 7 de junho de 2011

Lição de Vida: doentes no hospital
Dois homens, ambos gravemente doentes, com muitas dores, sofrendo muito, estavam no mesmo quarto de hospital.
Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões. A sua cama estava junto à única janela do quarto.
O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas. Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias... Todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto, todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado, aquele que não podia se mover, começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem, e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte.
Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, amor e carinho, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena; viajava e sonhava com o mundo lindo visto da janela.
Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar.
Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a refratava através de palavras bastante descritivas.
Dias e semanas passaram com este lindo ato de amor.
Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e calmamente olhou para o lado de fora da janela... que dava, afinal, para uma parede de tijolo! Que surpresa...
O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto, lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e estava muito doente, sabia que estava no fim da vida e nem sequer conseguia ver a parede:
Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem para que você pudesse suportar tantas dores e sofrimentos... - disse a enfermeira

MORAL DA HISTÓRIA

Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas. A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é o dobro de alegria.
O dia de hoje é uma dádiva, por isso é que lhe chamam presente.

Avaliação: unidade, dezena, centena e duzia

Bom Jesus do Araguaia - MT, .........de.........de.............
Aluno(a)..............................................................................
Professora..........................................................................
Avaliação de Matemática - 4º Ano
1–  Observe   estas quantidades:
Uma centena é : 100
Meia centena é: 50
Uma dezena é: 10
Meia dezena é: 5
Uma dúzia é: 12
Meia dúzia é : 6

2-Agora responda os problemas matemáticos, considerando as quantidades acima:
a)    Dona Ana foi à feira e comprou: 1 dúzia e meia de laranjas, meia dezena de maçãs,  1 dezena de mexericas e uma dúzia de bananas. Quantas frutas Dona Ana comprou?

b)    Seu João é fazendeiro e quer contar seu gado. Seu João tem  4 pastos na fazenda. No primeiro pasto tem uma centena de bezerros, no segundo pasto tem 1 centena e meia de vacas, no terceiro pasto tem meia centena de bois e no quarto pasto tem 2 centenas de novilhas. Quantos animais (gado) seu João tem?

c)    Pedro tem 2 dezenas de bolitas e ganhou mais 1 dezena de padrinho. Quantas bolitas Pedro tem?

d)    Marcos jogou suas bolitas com Pedro. Marcos tinha 1 dúzia de bolitas, mas perdeu meia dezena para Pedro. Quantas bolitas restaram para Marcos?

e)    Sandra, a mãe de Pedro, fez bananas fritas para o almoço. Na fruteira tinha 2 dúzias de bananas, Sandra fritou 1 dúzia. Quantas bananas restaram na fruteira?


f)     Paulo tem uma dezena de figurinhas e Pedro tem 2 vezes mais a quantidade de Paulo. Quantas figurinhas Pedro tem?

Avaliação: O Pulo do Gato - 4º Ano

Bom Jesus do Araguaia - MT, .........de......................de................
Aluno(a).......................................................................................4º Ano
Professora...................................................................................
Avaliação de Língua Portuguesa
1- Leia e compreenda:
O Pulo do Gato
A onça pediu ao gato que lhe ensinasse a pular, porque o maior mestre de pulos que há no mundo é o gato. O gato ensinou uma, duas, três, dez, vinte qualidade de pulos.
A onça aprendeu todos com a maior rapidez e depois convidou o gato para irem juntos ao bebedouro, isto é, ao lar do rio onde os animais descem para beber.
Lá, viram um lagarto dormindo em cima de uma pedra.
A onça disse:
____Compadre gato, vamos ver quem, de um pulo pega aquele lagarto?
____Vamos sim comadre onça
____Então comece você, compadre gato!
O gato saltou em cima do lagarto e a onça saltou em cima do gato>
Mas esse deu um pulo de banda e se livrou da onça.
A onça ficou muito desapontada.
____Como é isso, compadre gato? Esse pulo você não me ensinou...
De longe, o gato gritou:
Isto é cá segredo meu que não ensino a ninguém. Chama-se o “pulo do gato”, meu, só meu. Os mestres que ensinam tudo que sabem não passam de uns tolos. Adeus Comadre.

Monteiro Lobato
2- Responda:

a) Qual o título do texto?
_______________________________________________________

b) Qual o nome do autor do texto?
_______________________________________________________
c) Para você quem era mais esperto: o gato ou a onça?
______________________________________________________
d) Quantos parágrafos e travessões tem o texto?
______________________________________________________
e) Qual o pulo que o gato não ensinou para a onça?
______________________________________________________
3- Observe no texto e assinale a alternativa correta:

I – Conforme está escrito no texto, podemos notar que a palavra escrita corretamente é:
a) ( ) rapideiz
b) ( ) rapides
c) ( ) rapidez

II – A onça e o gato foram a:
a) ( ) escola
b) ( ) feira
c) ( ) ao bebedouro

III – O texto afirma que:
a) ( ) O gato deu um pulo de banda e se livrou da onça
b) ( ) A onça pegou o gato
c) ( ) Os dois pegaram o lagarto
Boa Nota!