"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

domingo, 23 de outubro de 2011

Sugestão de cartaz para alfabetização.
É importante considerar que a criança precisa visualizar sempre: as imagens e a escrita permitindo-lhe um elo entre esse dois momentos de assimilação do mundo da leitura e da escrita.
Não há nenhuma necessidade de forçar a criança. A simples visualização no primeiro semestre do ano letivo e estará pronta para prosseguir com as próximas formações silábicas.
É importante ainda, não perder o momento ímpar da sede da criança para trabalhar, simultaneamente, a leitura e a escrita.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

A Importância do Diagnóstico Escolar
É no chão da escola que  podemos fazer as mais belas descobertas desde o sucesso dos alunos, por assim dizer, excelência acadêmica, como também as dificuldades de aprendizagem de outros, que também não deixam de ser belas descobertas, pois se foram descobertas, já é meio caminho andado, já que com o diagnóstico na mão, podemos planejar a aula de intervenção pedagógica. Aquela aula que vai de encontro as reais necessidades do aluno. Devemos estar atentos não só no diagnóstico, mas também quanto às metodologias que utilizamos. Afinal, todos nós sabemos que cada indivíduo aprende de uma forma. A hora da avaliação, mais atenção ainda, para fazer uma fina análise das inteligências múltiplas de Gardner. Competências e habilidades que passam despercebidas a outros olhares não podem e nem devem passar aos olhares do professor. Outro cuidado, é o que eu chamo de não nivelar por baixo, tampouco querer ensinar o be-a-bá em um dia, ou seja, dosar bem as atividades de acordo com a maturidade escolar dos alunos. Não oferecer atividades muito fáceis e nem muito difíceis.  
Fazer da sala de aula um espaço de aprendizagem é, entre outras coisas, não fazer do livro didático o centro da aprendizagem, mas sim apenas mais uma ferramenta de trabalho. Aulas repetitivas, ou seja, ensinar conteúdos sempre com as mesmas estratégias desmotivam os alunos e faz com que criem antipatia pelos estudos.

Avaliação: Como se fosse dinheiro


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Bom Jesus do Araguaia - MT, ......de..........................de......
Aluno(a)...................................................................................
Professora...............................................................................

Avaliação de Língua Portuguesa
Critérios para a avaliação: leitura, compreensão e escrita.

I – Leia e compreenda :
Como se fosse dinheiro
Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
___ Ô, menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
___ Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
___ Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
___ Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
___ Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...[...]
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
___ Na hora do recreio vocês vão ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
___ Que é isso, menino? – perguntou seu Lucas.
___ É para pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí, colocou umas moedas no balcão:
___ Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha para acabar com a confusão.
No dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar...
Teve gente que queria pagar com raquete de ping – pong, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geléia de jabuticaba...
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
___ Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
Ruth Rocha
II – Responda:
1- Qual o título do texto?
_____________________________________________________
2- Qual o nome da autora do texto?
_____________________________________________________
3- Qual era o troco que seu Lucas sempre voltava para Catapimba?
4- O que aconteceu depois que Catapimba utilizou uma galinha para pagar o lanche?
_____________________________________________________
4- O que os alunos levaram de troco para seu Lucas?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
III – Assinale com um ( X ) a alternativa correta:
1- A solução que Catapimba achou para fazer seu Lucas compreender que estava errado voltar o troco em balas foi
a) ( ) Discutir com seu Lucas
b) ( ) Parar de comprar na lanchonete do seu Lucas
c) ( ) Fazer com seu Lucas o mesmo que ele fazia com os alunos, o seja, utilizar produtos como se fosse dinheiro
2- Para negociar com seu Lucas Catapimba :
a) ( ) Contou para todos os alunos o que ia levar como se fosse dinheiro para seu Lucas
b) ( ) Fez segredo, pois levou a galinha em um embrulhão.
c) ( ) Não levou nada para a escola
3- As palavras que estão escritas corretamente são:
a) ( ) comfuzão, papeu , embrulhão
b) ( ) confusão, papel, embrulhão
c) ( ) confusão, papeu, enbrulhão
IV – Copie do texto a frase do 8° travessão:
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
V- Retire do texto:

a)1 frase interrogativa – Lembre-se: que esteja fazendo um pergunta (?)
_____________________________________________________
_____________________________________________________
VI – Você acha correto, os comerciantes darem balas de troco? Justifique (explique)
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Boa Nota!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Avaliação de História do Mato Grosso


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br


Bom Jesus do Araguaia - MT, .......de.......................de.........
Aluno(a)...................................................................................
Professora...............................................................................
Avaliação de História do Mato Grosso
Critérios p/ a avaliação: Leitura de mapas quanto as Regiões Brasileiras, legendas e povoamento de MT e leitura e interpretação de texto.
1 – Faça a leitura do mapa das migrações para mato grosso e responda:
clip_image002
1- Em 1950 os migrantes saíram de quais Estados?
____________________________________________________
2- Em que ano as pessoas migraram dos seguintes Estados?
a) Paraná:_____________________________________________
b) Rio Grande do Sul:____________________________________
c) São Paulo:___________________________________________
d) Santa Catarina:_______________________________________
e) Região Nordeste:_____________________________________
3- De qual região, podemos concluir que nessa época não houve migrações para Mato
Grosso ?
_____________________________________________________
4- Quais são as 3 Regiões Brasileiras que houve migrações?
_____________________________________________________
5 – Assinale com um (x) a alternativa correta:
a) Se uma pessoa sai de um local para o outro dentro do próprio país, ou seja, de um Estado para outro, ela é:
I- ( ) migrante
II-( ) imigrante

Boa Nota!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Avaliação: O Tráfico de Escravos

Bom Jesus do Araguaia - MT, .....de.........................de.........
Aluno(a).................................................................................
Professora.............................................................................

Avaliação de História
1 - Leia e compreenda:

O Tráfico de Escravos

Ao longo da história, em diferentes épocas e lugares, pessoas foram escravizadas por dívidas ou guerras, independente da cor de sua pele, de suas crenças ou modos de viver.
Aqui em Mato Grosso não foi diferente, os índios foram escravizados pelos bandeirantes no início da colonização do nosso estado.
Mais ou menos na mesma época que os portugueses vieram para o Brasil, eles também foram para a África, e tomaram conta das terras, fazendo guerras e aprisionando pessoas. Durante trezentos anos, 3,5 milhões de africanos foram trazidos como escravos para o Brasil.
Depois de capturados, os homens, mulheres e crianças escravizados eram obrigados a caminhar até o litoral. O percurso era tão longo que chegava a durar dias, semanas ou meses. Muitos deles morriam de fome, sede, doença ou cansaço.
Após a captura os escravos ficavam em barracões, esperando juntar mais se seus irmãos africanos para continuarem a viagem. E de novo, muitos deles morriam, pois eram muito maltratados.
Quando completava uma grande soma, os escravos eram levados para os porões do navio negreiro e começavam uma longa viagem que durava entre 30 ou 90 dias. E como eram muito maltratados, mais escravos morriam.
Muitas vezes os escravos se revoltavam e tentavam fugir, para isso travavam uma verdadeira batalha com os traficantes. Porém, como as armas de fogo estavam na mão dos seus inimigos traficantes, os escravos quase sempre perdiam.
Quando finalmente chegavam ao porto, muitos dos escravos já tinham donos – pois os coronéis faziam grandes encomendas de escravos para seus cafezais – os escravos que não tinham donos eram levados para os mercados, aonde eram comercializados como se fosse qualquer mercadoria.
2- Assinale com um ( X ) a alternativa correta:
I – O percurso que os escravos faziam era tão longo que podia durar:
a) ( ) anos
b) ( ) dias, semanas ou meses
c) a viagem era rápida
II – Os escravos que não tinham donos eram:
a) ( ) Levados de volta para a África
b) ( ) levados para os mercados, aonde eram comercializados como se fosse qualquer mercadoria
c) Tornavam-se livres no Brasil
III – Os escravos quando se rebelavam, quase sempre perdiam a luta por que:
a) ( ) As armas de fogo estavam na mão dos seus inimigos traficantes
b) ( ) Eram fracos, não sabiam lutar
c) ( ) O grupo dos escravos era menor

3 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( A ) Lugar que os escravos viajam no navio negreiro
( B ) Lugar que os escravos trabalhavam para os coronéis
( C )Tempo que durava a viagem no navio negreiro
( D ) Motivo pelo qual muitos escravos morriam
( ) cafezais
( ) 30 ou 90 dias
( ) Fome, sede, doença ou cansaço
( ) porões
3 – Complete:
a) Conta a História que para obrigar os índios a contar o caminho para as minas de ouro em Goiás, Bartolomeu Bueno colocou fogo em uma vasilha com álcool e mentiu para os índios que era água e que se eles não mostrassem o caminho do ouro ele ia por fogo no Araguaia. Então os índios lhe deram o nome de Anhaguera. Que em tupi-guarani significa...................................................................................................................................
b) Mais ou menos na mesma época que os portugueses vieram para o Brasil, eles também foram para a ....................................... e tomaram conta das terras, fazendo ........................................ e ........................................................ pessoas. Durante ..........................................................................., ........................... milhões de africanos foram trazidos como ............................................................................ para o ...................................................................