"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sábado, 2 de janeiro de 2010

8/12/2009 - 17:00

Terceiro dia do concurso público de MT será realizado em 21 de março

Da Redação - Sabrina Gahyva
O concurso público do Estado de Mato Grosso, para o provimento de 10 mil vagas, será realizado em três datas distintas conforme antecipou o site Olhar Direto. As provas serão realizadas mediante nível de formação exigido em cada cargo. Candidatos do ensino fundamental farão prova no dia 31 de janeiro; do ensino médio em 21 de fevereiro; e do ensino superior, 21 de março de 2010. O cronograma foi divulgado oficialmente pelo Comitê de Acompanhamento do Concurso Público em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (28), no Palácio Paiaguás.

As novas mudanças sustentam a negligência por parte dos organizadores do maior concurso do país, que chegaram a aplicar todas as provas em um único dia 22 de novembro. A data fatídica ganhou repercusão nacional. A grande Cuiabá intransitável testemunhou uma sequência de equívocos que incluíram falta de informação sobre locais de provas, fiscais desqualificados, utilização de equipamentos eletronicos dentro da sala de aula, troca de provas e até vazamento de gabarito.

“Nossa preocupação é que os erros relatados não se repitam. Entendemos que dividir as provas em apenas duas datas não seria adequado tendo em vista a demanda de candidatos e a estrutura física disponível. Após analisar a situação sugerimos o novo fracionamento para a realização em três dias distintos e o governador Blairo Maggi acatou nosso pedido”, disse o chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia.

De acordo com o secretário de Administração de Mato Grosso, Geraldo de Vitto, os aprovados no concurso serão chamados antes do início do ano eleitoral, até julho do ano que vem. “Conforme foi desde o início, a expectativa é fazer o chamamento em abril.Todos os aprovados devem tomar posse em 2010” afirmou o secretário, salientando que a regra não valerá para inscritos a cargos que incluem mais de uma etapa de prova. Estes deverão tomar posse somente em 2011.

De Vitto e Maia garantiram que nesta quarta-feira (30) será divulgado nos jornais de grande circulação do estado e no site www.concurso.mt.gov.br a relação dos candidatos às vagas para nível fundamental. Eventuais equívocos na documentação, por exemplo, deverão ser manifestados até o dia 06 de janeiro. As listas contento os demais candidatos serão divulgadas posteriormente.

Para o primeiro dia de prova estima-se que sejam utilizados 183 escolas. A divulgação dos locais será feita a partir de 15 de janeiro. O chefe da Casa Militar explica ainda que tanto a divulgação das listas de inscritos quanto a dos locais de provas serão publicadas mediante conclusão do número de desistências.

De acordo com dados do Comitê, apenas 0,3% dos 274 mil inscritos formalizaram o pedido de desistência. “Os candidatos pagantes que não farão mais a prova serão ressarcidos a partir da abertura do ano orçamentário, fevereiro ou março de 2010”, informou Maia.

O Comitê de Acompanhamento foi criado após o cancelamento das provas de novembro. Os integrantes são representantes do Governo, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).