Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Resumos de Livros
Objetivo Geral: Ensinar fazer resumos de livros
Objetivos Específicos:
- Melhorar a leitura a interpretação e a escrita;
 - Ensinar estrutura textual (parágrafo, travessão, pontuação, falas do autor, etc);
 - Identificar as diferentes formas de resumo de uma mesma obra literária;
 - Compreender como fazer resumos de forma coerente, dando ênfase à ideia central da obra.
 
Estratégias:
- Selecionar vários resumos de uma mesma obra para a aula;
 - Apresentar vários exemplos de resumos de um mesmo livro para os alunos;
 - Fazer a apresentação dos resumos e de vídeos no Projetor de Multimídias;
 - Explicar e apontar a estrutura textual dos resumos;
 - Fazer uma roda de contação de histórias;
 - Pedir aos alunos para escreverem as histórias contadas pelos colegas ou suas próprias.
 
Justificativa:
Para trabalhar fichas de leitura de uma mesma obra, esbarrei em um problema característico em todos os alunos.
Ao fazer o resumo querem escrever a mesma – ou quase – história, e, ainda justificam que leram o mesmo livro.
Por isso, achei melhor trabalhar com resumos de uma mesma obra, para depois trabalhar com fichas de leitura, pois o meu objetivo, nesse posterior trabalho: “Resumos de uma mesma obra”, é trabalhar os vários ângulos de uma mesma narrativa e interagir os alunos para que compreendam e respeitem a capacidade e competência de cada um.
Outro problema – advindo das escolas públicas – de fazer fichas de leitura de uma mesma obra é que nossas bibliotecas nunca têm vários volumes de uma mesma obra e, tampouco, todos os alunos têm condições de comprar. Então encontrei a solução, baixando a obra de interesse e apresentando para toda a turma no projetor de multimídias.
Etapas:
1° Momento:
- Apresentar resumos da Obra: “A maior Flor do Mundo” de José Saramago;
 - Fazer leitura compartilhada;
 - Debater as diferenças entre os resumos;
 - Questionar com interrogações como:
 - Qual dos resumos apontou melhor a história do livro?
 - A quantidade de linhas escritas define se o resumo é bom ou ruim?
 - Nos resumos que vimos tem exemplos de textos extensos bons, textos extensos ruins, textos pequenos bons e textos pequenos ruins. Qual é a conclusão disso?
 - Falar sobre a importância de focar no resumo a ideia central da história (livro).
 
2° Momento:
- Chamar aluno a aluno no Projetor de Multimídia para ensinar/praticar como acessar, digitar, estruturar, salvar no pendrive e publicar o resumo no blog
 
3° Momento:
- Mostrar a obra: A maior Flor do Mundo de José Saramago
 - Apresentar o Vídeo – convertido do You Tube – Que o próprio autor narra a História
 
4° Momento:
- Explicar aos alunos que cada um pode contar uma história de tema livre. Pode ser: verídicas ou Fictícias (inventadas)
 - Escrever na lousa o nome dos alunos que querem contar história
 - Esclarecer as regras, isto é: todos os alunos devem ficar atentos na contação da história, pois, depois deverá escrever a historia que mais gostou;
 - Se houver interesse da turma poderá fazer uma votação da melhor narrativa, tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos;
 - Filmar a contação de histórias e deixar os alunos que estão com suas câmaras e/ou celulares filmarem também
 - Postar no you tube e Blog da turma: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
 
Material de apoio:
- Livro baixado: A Maior Flor do Mundo de José Saramago
 - Projetor de Multimídias
 - Laboratório de Informática
 - Pendrive
 - Software Linux Ubuntu (Editor de textos Writer)
 - Tecnologia de Blogger
 - Cadernos, canetas, lápis, borracha, giz e lousa
 
Conteúdos Complementares:
- Ampliação o vocabulário
 - Socialização dos alunos/alunos e alunos/professora
 - Utilização de recursos digitais
 - Expressão oral, dicção e postura corporal frente ao público.
 
Link da obra: http://www.avvl.pt/images/stories/Biblioteca/historias/a-maior-flor-do-mundo.pdf
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U
Links das Apresentações: Amizades: respeitando as diferenças. Alunas Júlia e Wendy https://www.youtube.com/watch?v=CY6AYq2aYFs&feature=youtu.be
Lendas: (Causos) – O Negro d’ Água - Aluno Isaias - https://www.youtube.com/watch?v=wTHDGQcJnug&feature=youtu.be
História Verídica - A viagem e a Onça – aluna Caili
Piada – O tombo de Bis - Aluno Gabriel - https://www.youtube.com/watch?v=vfJcIi9-Ymc&feature=youtu.be
Links das produções textuais:

Nenhum comentário:
Postar um comentário