Avaliação de Língua Portuguesa
Objetivos e Conteúdos:Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas(verso,estrofe e rimas)
Aluno (a) =_______________________________________5º Ano Data____/____/______ ______________
I – Leia e Compreenda:
Gramática:
II - Circule a alternativa correta:
1) O poema: “O Direito das Crianças” tem:
a) 6 estrofes
b) 10 estrofes
c) 8 estrofes
2) O poema: “O Direito das Crian秧as” tem:
a) 40 versos
b) 35 versos
c) 20 versos
3) O verso: “Direito a livros e a pão” está na:
a) 3ª estrofe, no 4° verso
b) 4ª estrofe, no 4° verso
c) 4ª estrofe, no 3º verso
III - Copie do Poema: “O Direito das Crianças"
a) A 4ª estrofe
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O 2° e 4° versos da 9ª estrofe
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Todas as palavras que rimam na 4ª e 8ª estrofes
_____________________________________________________________________________________
IV – Estão escritas corretamente, as palavras:
a) Segurança, escoregar, presente
b) Seguransa, escorregar, prezente
c) Segurança, escorregar, presente
V - Compreensão do Poema: O Direito das Crianças
1) Em sua opinião, na 3ª estrofe, a autora Ruth Rocha, está chamando a atenção de quem?
2) As palavras que mais nos chamam a atenção no sentido de proteção são:
a) Segurança e não pular
b) Segurança e não ter medos
c) Bola e adivinhação
3) Para a autora, toda criança deve ter direitos de ouvir histórias de quem?
_____________________________________________________________________________________
4) Em qual verso, a autora fala da importância da criança ter documentos pessoais como certidão de nascimento, identidade, CPF?
_____________________________________________________________________________________
5) Copie do texto 4 direitos que você mais curtiu no poema:
_________________________________________________________________________________
Objetivos e Conteúdos:Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas(verso,estrofe e rimas)
Aluno (a) =_______________________________________5º Ano Data____/____/______ ______________
I – Leia e Compreenda:
O Direito das Crianças
Toda criança no mundoDeve ser bem protegida Contra os rigores do tempo Contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome Criança tem que ter lar Ter saúde e não ter fome Ter segurança e estudar. Não é questão de querer Nem questão de concordar Os diretos das crianças Todos têm de respeitar. Tem direito à atenção Direito de não ter medos Direito a livros e a pão Direito de ter brinquedos. Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir... | Ver uma estrela cadente, Filme que tenha robô, Ganhar um lindo presente, Ouvir histórias do avô. Descer do escorregador, Fazer bolha de sabão, Sorvete, se faz calor, Brincar de adivinhação. Morango com chantilly, Ver mágico de cartola, O canto do bem-te-vi, Bola, bola, bola, bola! Lamber fundo da panela Ser tratada com afeição Ser alegre e tagarela Poder também dizer não! Carrinho, jogos, bonecas, Montar um jogo de armar, Amarelinha, petecas, E uma corda de pular. |
Gramática:
II - Circule a alternativa correta:
1) O poema: “O Direito das Crianças” tem:
a) 6 estrofes
b) 10 estrofes
c) 8 estrofes
2) O poema: “O Direito das Crian秧as” tem:
a) 40 versos
b) 35 versos
c) 20 versos
3) O verso: “Direito a livros e a pão” está na:
a) 3ª estrofe, no 4° verso
b) 4ª estrofe, no 4° verso
c) 4ª estrofe, no 3º verso
III - Copie do Poema: “O Direito das Crianças"
a) A 4ª estrofe
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O 2° e 4° versos da 9ª estrofe
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Todas as palavras que rimam na 4ª e 8ª estrofes
_____________________________________________________________________________________
IV – Estão escritas corretamente, as palavras:
a) Segurança, escoregar, presente
b) Seguransa, escorregar, prezente
c) Segurança, escorregar, presente
V - Compreensão do Poema: O Direito das Crianças
1) Em sua opinião, na 3ª estrofe, a autora Ruth Rocha, está chamando a atenção de quem?
2) As palavras que mais nos chamam a atenção no sentido de proteção são:
a) Segurança e não pular
b) Segurança e não ter medos
c) Bola e adivinhação
3) Para a autora, toda criança deve ter direitos de ouvir histórias de quem?
_____________________________________________________________________________________
4) Em qual verso, a autora fala da importância da criança ter documentos pessoais como certidão de nascimento, identidade, CPF?
_____________________________________________________________________________________
5) Copie do texto 4 direitos que você mais curtiu no poema:
_________________________________________________________________________________
Profª: Coraci Machado
Boa prova!
Boa Nota!
Nenhum comentário:
Postar um comentário