"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Avaliação: Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas

Avaliação de Língua Portuguesa
Objetivos e Conteúdos:Leitura/compreensão/escrita, gramática e estrutura de poemas(verso,estrofe e rimas)
Aluno (a) =_______________________________________5º Ano            Data____/____/______ ______________
I – Leia e Compreenda:
O Direito das Crianças
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.


Gramática:
II - Circule a alternativa correta:
1) O poema: “O Direito das Crianças” tem:
a) 6 estrofes
b) 10 estrofes
c) 8 estrofes
2) O poema: “O Direito das Crian秧as” tem:
a) 40 versos
b) 35 versos
c) 20 versos
3) O verso: “Direito a livros e a pão” está na:
a) 3ª estrofe, no 4° verso
b) 4ª estrofe, no 4° verso
c) 4ª estrofe, no 3º verso
III - Copie do Poema: “O Direito das Crianças"
a) A 4ª estrofe
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O 2° e 4° versos da 9ª estrofe
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Todas as palavras que rimam na 4ª e 8ª estrofes
_____________________________________________________________________________________
IV – Estão escritas corretamente, as palavras:
a) Segurança, escoregar, presente
b) Seguransa, escorregar, prezente
c) Segurança, escorregar, presente
V - Compreensão do Poema: O Direito das Crianças
1) Em sua opinião, na 3ª estrofe, a autora Ruth Rocha, está chamando a atenção de quem?

2) As palavras que mais nos chamam a atenção no sentido de proteção são:
a) Segurança e não pular
b) Segurança e não ter medos
c) Bola e adivinhação
3) Para a autora, toda criança deve ter direitos de ouvir histórias de quem?
_____________________________________________________________________________________
4) Em qual verso, a autora fala da importância da criança ter documentos pessoais como certidão de nascimento, identidade, CPF?
_____________________________________________________________________________________
5) Copie do texto 4 direitos que você mais curtiu no poema:
_________________________________________________________________________________

Profª: Coraci Machado
Boa prova!
Boa Nota!





































Nenhum comentário: