Indagações para redigir ficha descritiva
Tem boa leitura, escrita, compreensão?
Sabe relacionar os
efeitos provocados pelo emprego dos recursos de pontuação e
vocabulário ?
Sabe relacionar um
texto a sua finalidade, a que público ele se destina?
Sai se bem na leitura
de tiras, gráficos, tabelas, mapas e propagandas?
Cumpre as atividades
no tempo estipulado?
O nível de acertos é
abaixo da média, bom, ótimo, excelente?
Sabe emitir opinião, defender seu ponto de vista com
segurança e riqueza de argumentos?
É esperto, participativo e atento às explicações?
Tem bom
raciocínio lógico matemático?
O aluno se esforça e
tem compromisso com as atividades escolares?
O aluno não consegue utilizar estratégias de leitura que dão
sentido ao texto, ou seja, lê, porém pouco compreende?
Lembre-se: na ficha
tem que ficar claro o que o aluno sabe, o que ele progrediu na serie ou fase
escolar. É preciso atentar para as inteligências múltiplas e considerá-las no
momento da avaliação. Valorizar o saber do aluno em suas particularidades é
fundamental.
Ex: de inicio de ficha utilizando conteúdos da 2ª
fase do II Ciclo
1- O aluno...melhorou em relação ao bimestre anterior nas áreas de Linguagem e Ciências Sociais/Naturais.
No entanto, não evoluiu ou pouco evoluiu o rendimento em matemática, pois
a aluna é lenta em raciocínio lógico/matemático.
2- .O aluno ........é esperto,
participativo e atento às explicações, tem facilidade para ler, compreender e
vem melhorando a escrita. Cumpre as atividades no tempo determinado, com
excelente nível de acertos. Sabe relacionar os efeitos provocados pelo emprego
dos recursos de pontuação e vocabulário na leitura, ou seja, lê, e compreende.
Sabe relacionar um texto a sua finalidade, a que público ele se destina e a sua
ideia central. Produz e reconhece textos não-verbais com facilidade, mas tem
dificuldade de relacioná-lo à escrita. Tem capacidade para descobrir
estratégias para resolver seus problemas matemáticos. Faz conversões simples,
como por exemplo, de hora para minutos, de km/m/cm. Compreende o Sistema
monetário Brasileiro, como por exemplo, quantos 100 têm no numero 900, qual a
porcentagem simples de valores exatos como 12% de 850. Sabe calcular utilizando
os recursos das 4 operações, adição e subtração de frações com o mesmo
denominador, e operações com números decimais. Sabe emitir opinião, defender
seu ponto de vista com segurança e riqueza de argumentos.
3- O aluno ... é inquieto, tem
dificuldade para se concentrar, para ler, escrever e compreender e para cumprir
as atividades no tempo determinado e, ao cumpri-las, o nível de acertos é
abaixo da média, portanto, não melhorou seu rendimento escolar neste bimestre.
É desmotivado, não se esforça e não tem compromisso com as atividades
escolares. É lento em raciocínio lógico/matemático. A dificuldade de leitura e
compreensão do aluno deve-se ao fato de que ele não sabe relacionar os efeitos
provocados pelo emprego dos recursos de pontuação e vocabulário, isto é, não
consegue utilizar estratégias de leitura que dão sentido ao texto, ou seja, lê,
porém pouco compreende. Tem dificuldade para fazer conversões simples, como por
exemplo, de hora para minutos, de km/m/cm, e em operações com números decimais.
Tem insegurança ao calcular utilizando os recursos das 4 operações, e em adição
e subtração de frações com o mesmo denominador e para compreender o Sistema monetário Brasileiro, como por
exemplo, quantos 100 têm no numero 900, qual a porcentagem simples de valores
exatos como 12% de 850. Devido a sua pouca oralidade e a ser desatento, emite pouco a sua
opinião e é inseguro para defender seu ponto de vista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário