"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sábado, 25 de fevereiro de 2012



Indagações para redigir ficha descritiva
Tem boa leitura, escrita, compreensão?
Sabe relacionar os efeitos provocados pelo emprego dos recursos de pontuação e vocabulário ?
Sabe relacionar um texto a sua finalidade, a que público ele se destina?
Sai se bem na leitura de tiras, gráficos, tabelas, mapas e propagandas?
Cumpre as atividades no tempo estipulado?
O nível de acertos é abaixo da média, bom, ótimo, excelente?
Sabe emitir opinião, defender seu ponto de vista com segurança e riqueza de argumentos?
É esperto, participativo e atento às explicações?
Tem bom raciocínio lógico matemático?
O aluno se esforça e  tem compromisso com as atividades escolares?
O aluno não consegue utilizar estratégias de leitura que dão sentido ao texto, ou seja, lê, porém pouco compreende?
Lembre-se: na ficha tem que ficar claro o que o aluno sabe, o que ele progrediu na serie ou fase escolar. É preciso atentar para as inteligências múltiplas e considerá-las no momento da avaliação. Valorizar o saber do aluno em suas particularidades é fundamental.
Ex:  de inicio de ficha utilizando conteúdos da 2ª fase do II Ciclo
1-    O aluno...melhorou em relação ao bimestre anterior nas áreas de Linguagem e Ciências Sociais/Naturais. No entanto, não evoluiu ou pouco evoluiu o rendimento em matemática, pois a aluna é lenta em raciocínio lógico/matemático.

2-    .O aluno ........é esperto, participativo e atento às explicações, tem facilidade para ler, compreender e vem melhorando a escrita. Cumpre as atividades no tempo determinado, com excelente nível de acertos. Sabe relacionar os efeitos provocados pelo emprego dos recursos de pontuação e vocabulário na leitura, ou seja, lê, e compreende. Sabe relacionar um texto a sua finalidade, a que público ele se destina e a sua ideia central. Produz e reconhece textos não-verbais com facilidade, mas tem dificuldade de relacioná-lo à escrita. Tem capacidade para descobrir estratégias para resolver seus problemas matemáticos. Faz conversões simples, como por exemplo, de hora para minutos, de km/m/cm. Compreende o Sistema monetário Brasileiro, como por exemplo, quantos 100 têm no numero 900, qual a porcentagem simples de valores exatos como 12% de 850. Sabe calcular utilizando os recursos das 4 operações, adição e subtração de frações com o mesmo denominador, e operações com números decimais. Sabe emitir opinião, defender seu ponto de vista com segurança e riqueza de argumentos.

3-    O aluno ... é inquieto, tem dificuldade para se concentrar, para ler, escrever e compreender e para cumprir as atividades no tempo determinado e, ao cumpri-las, o nível de acertos é abaixo da média, portanto, não melhorou seu rendimento escolar neste bimestre. É desmotivado, não se esforça e não tem compromisso com as atividades escolares. É lento em raciocínio lógico/matemático. A dificuldade de leitura e compreensão do aluno deve-se ao fato de que ele não sabe relacionar os efeitos provocados pelo emprego dos recursos de pontuação e vocabulário, isto é, não consegue utilizar estratégias de leitura que dão sentido ao texto, ou seja, lê, porém pouco compreende. Tem dificuldade para fazer conversões simples, como por exemplo, de hora para minutos, de km/m/cm, e em operações com números decimais. Tem insegurança ao calcular utilizando os recursos das 4 operações, e em adição e subtração de frações com o mesmo denominador e para compreender o Sistema monetário Brasileiro, como por exemplo, quantos 100 têm no numero 900, qual a porcentagem simples de valores exatos como 12% de 850. Devido a sua pouca oralidade e a ser desatento, emite pouco a sua opinião e é inseguro para defender seu ponto de vista.

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