"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tema: Redação

Plano de Aula
Tema: Roda de Conversa - Redação

Município: Bom Jesus do Araguaia - MT              Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: 
Narrativas
Conteúdo: Redação

Objetivo Geral:



  • Aprender escrever narrativas ouvidas
Objetivos  Específicos:


  • Trabalhar a escrita espontânea;
  • Estrutura textual;
  • Provocar a atenção dos alunos quanto ouvir e memorizar;
  • Demonstrar processos de escolha com respeito ao outro;
  • Valorizar todos os fatos narrados;
Material de Apoio: câmera foto/filme, computador, internet, lápis de cor e lápis preto, borracha, alunos.
Tempo estimado: 8 horas/aula
Metodologia:

· Promover discussão com a turma sobre as regras da Roda de Conversa;
· Solicitar aos alunos que façam círculo de carteiras;
· Explicar que podem ficar à vontade para contar sua história, seu “causo”, fictícios ou verídicos;
· Esclarecer que cada aluno poderá escolher se quer ou não contar sua história (dos 26 alunos, 5 quiseram contar). Detalhe: uma semana antes avisei a eles da roda de conversa;
· Dizer que todos devem permanecer em silêncio para ouvir e valorizar a apresentação dos colegas;
· Avisar que concluídas as apresentações, cada aluno deverá escolher uma história para escrever,
· Digitar os textos e publicar no blog da turma e da escola

Conteúdos Complementares:

· Ortografia
· Estrutura textual(pontuação, parágrafo, travessão, falas do autor
· Digitação
· Socialização
· Respeito e organização de grupos
· Tecnologia de blogger
· Ampliação do vocabulário
Avaliação: Análise dos textos como produto do processo, mas especialmente, o convívio, postura e o respeito do grupo para com todos
Veja as Narrativas 













Breve os textos aqui, hoje estou corrigindo os cadernos de redação

Nenhum comentário: