"Continuo a mesma Cora de sempre, prefiro ser considerada rude, irônica, a viver com máscaras"

Coragoiana

sexta-feira, 26 de agosto de 2011




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PLANO DE AULA


Objetivos- Provocar a leitura, a compreensão e a escrita
Conteúdo- Adivinhas (O que é, o que é)
Conteúdos Complementares- Folclore brasileiro, Cultura Popular e Informática
Disciplina- Língua Portuguesa
Turma- 4° Ano - Profª- Coraci Machado
Recursos- Pesquisa no blog da escola
Estratégias- Ler adivinhas, escolher um o que é o que é e, copiar no caderno(cada aluno), fazer cartaz e exposição nos corredores da escola
Desenvolvimento: No primeiro momento fiz uma pesquisa prévia na internet dos advinhas, com isso tive a intenção de evitar que meus alunos perdessem tempo navegando e, o mais importante, evitar que lessem adivinhas maliciosos, isto é, inadequados a faixa etária da turma
1° momento: levei para a turma informações sobre o folclore. Como: “As Lendas, as festas, enfeites e danças, as músicas e ritmos, os trajes típicos, as brincadeiras, as manifestações populares de forma geral: parlendas, adivinhas, trava línguas, artesanatos, tudo isso é folclore.  Mostrei no mapa do Brasil o folclore por região brasileira, – nisso aproveitei para aprofundar os conhecimentos dos meus alunos sobre a nossa região Centro-Oeste. Como já havia trabalhado lendas e mitos, não delonguei muito para não perder o foco da aula.
2° momento: fiz uma pesquisa prévia na internet dos advinhas, com isso tive a intenção de evitar que meus alunos perdessem tempo navegando e, o mais importante, evitar que lessem adivinhas maliciosos, isto é, inadequados a faixa etária da turma. Depois postei os adivinhas que achei mais interessantes no meu blog e no blog da escola: E. E. Gerson Carlos  
3° momento: levei meus alunos ao laboratório de informática. Em duplas, leram com avidez, se divertiram comentando e dando gargalhadas com as respostas dos adivinhas, e, também “stressaram” quando descobriram que precisavam ficar atentos para que não escolhessem o mesmo adivinha que os demais colegas. Afinal, a regra era não repetir os adivinhas na exposição.
4° momento: os alunos copiaram o adivinha escolhido no caderno então fomos para a sala de aula. No momento da cópia tinha minha recomendação expressa: atenção para a escrita correta e os sinais de pontuação.
5° momento: escrever os adivinhas nos cartazes. Recomendações: não amassar e/ou sujar a folha, escrever levemente com lápis preto, usar a régua e lápis preto para fazer as linhas da escrita, usar borracha macia e limpa, fazer margem artística, passar pincel atômico sobre a escrita e apagar os possíveis sinais de lápis.
6° momento: exposição nos corredores da escola.

webliografia:

ADIVINHAS
Por que o bombeiro não gosta de andar?
PORQUE ELE SO-CORRE.
Numa luta entre fita isolante e a fita crepe quem ganha?
A FITA ISOLANTE, PORQUE ELA É FAIXA PRETA.
O que um dedo do pé disse para o outro?
NÃO OLHE AGORA, MAS EU ACHO QUE TEM UM CALCANHAR NOS SEGUINDO.
Qual o animal que dorme de joelhos?
TODOS. ELES NÃO PODE TIRAR OS JOELHOS PARAR DORMIR.
O que Deus dá duas vezes, e se alguém quiser mais, terá que mandar fazer?
OS DENTES.
O que mesmo sendo seu é mais usado pelos outros?
SEU NOME

Quem é mais velho, a Lua ou o Sol?

A LUA, PORQUE ELA PODE SAIR DE NOITE.
O que diz um ouriço quando se encontra com um cacto?
É VOCÊ MAMÃE?
Quais as três ferramentas preferidas do gaúcho?
SERRO-TCHE, ALICA-TCHE E MARTELO... PORQUE ELE BAH-TCHE!
Um frango já está pronto para comer com duas semanas de vida?
CLARO, SENÃO ELE MORRERIA DE FOME.
Qual é a coisa mais dura quando se está aprendendo a andar de bicicleta?
O CHÃO!
Qual é a palavra de 4 sílabas e 26 letras?
ALFABETO.
Qual era o problema do decorador quando ele procurou um médico?
DE-CORAÇÃO.
Qual é a maior galinha do mundo?
O BIN LADEN. ELE CHOCOU O MUNDO INTEIRO.
O que é que o humano faz, vê, mas não quer ter?
O CAIXÃO.
Qual o animal que pula mais alto que um prédio?
TODOS. PRÉDIO NÃO PULA.
O que é que  pula no ar, estoura e vira do avesso?
PIPOCA
  O que é que não tem cabelo na cabeça, mas que quando envelhece, fica careca?
PNEU
 O que é que quando estamos deitados, ele está em pé. E, quando estamos em pé, ele está deitado?
O PÉ
O que é que  sempre cai, mas nunca se machuca?
A CHUVA
O que é que  parte e reparte e fica sempre do mesmo tamanho?
AMOR DE MÃE
O que é que é ?Que tem quatro letras, mas tirando duas ainda sobram 11 ?
TÁXI
O que é que é ?Que se compra para comer, mas não se come ?
PRATO
O que é que é Que é grande antes de ser pequena ?
VELA
Por que o pato tem ciúmes do cavalo?
PQ ELE TEM 4 PATAS
O Que a galinha foi fazer na igreja ?
ASSISTIR A MISSA DO GALO
O que é que é ?
Qual é o bicho que anda com as patas ?
O PATO
O que é que é ?
O que o tomate foi fazer no banco ?
TIRAR UM EXTRATO
O que é que é ?
O que o pára-quedas malvado disse para o pára-quedista?
TÔ CONTIGO E NÃO ABRO
O que é que é ?
Que o pneu disse para o carro?
VOCÊ ESTÁ ME DEIXANDO CARECA
O que é que é ?
Que ninguém pode segurar por 5 minutos  mas , é leve como uma pluma?
A RESPIRAÇÃO
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Confira as etapas desta aula. Veja o filme.

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